Recorde aqui as incidências do encontro
Aliviadas do fardo de ter algo pelo que lutar nesta última jornada, este encontro serviu para as despedidas no Rio Ave do histórico capitão, Vítor Gomes, e do treinador Petit, entre muitos outros elementos que devem abandonar o emblema nas próximas semanas. Já o Gil Vicente teve no seu onze João Marques, que deve voltar a Braga após o fim do empréstimo.

O minuto oito ficou marcado como um dos momentos da jornada, com os adeptos da casa a homenagearem o seu capitão na despedida dos relvados, aos 37 anos. Os primeiros minutos foram de ritmo baixo, sem grandes oportunidades, graças à boa temporização da defesa gilista que impediu duas finalizações de Clayton. Aos 28 minutos, más notícias para os galos, com a lesão de Marvin Elimbi, que teve de ser substituído por Diogo Costa.
Pouco tempo depois, o Rio Ave acabaria por se adiantar no marcador, numa recarga bem aproveitada por Pancho Petrasso, uma das novidades, após uma defesa apertada de Brian Araujo a cabeceamento de Ntoi num pontapé de canto, aos 38'. Foi o primeiro tento do defesa argentino no clube.
No entanto, a vantagem foi sol de pouca dura já que, também na sequência de um canto, Facundo Cáseres descobriu Jonathan Buatu à entrada da área que, de calcanhar, isolou Sergio Bermejo e o espanhol, na cara de Miszta, não perdoou e apontou o primeiro golo pelo emblema de Barcelos. Em cima do descanso, os gilistas ainda pediram grande penalidade, mas o VAR mandou jogar e o empate manteve-se.
19 anos depois de se estrear como sénior no emblema vilacondense - precisamente num jogo contra o agora treinador Petit -, Vítor Gomes despediu-se dos relvados aos 52 minutos, aplaudido pelo estádio e pelas três equipas em campo que criaram um corredor para homenagear o histórico médio de 37 anos.
Pouco depois, voltaram os lances de perigo com um grande remate em zona central de Félix Correia para uma boa estirada de Cesazy Miszta. Foi um oásis no deserto ofensivo da partida, cujo ritmo acabou por ser prejudicado pelas muitas alterações que permitiram estreias dos dois lados, nomeadamente do guarda-redes rioavista Matheus Teixeira e do miúdo Rodrigo Rodrigues, de 17 anos, nos barcelenses. Já em tempo de descontos, Jorge Aguirre tentou a sorte e atirou ao lado do poste no último lance da época para as duas equipas.
Homem do jogo Flashscore: Petrasso (Rio Ave).