Mais

Um ponto para continuar na fuga: Gil Vicente e Rio Ave empatam e mantêm-se fora de perigo

Félix Correia e Aguilera fizeram os golos
Félix Correia e Aguilera fizeram os golosLUSA/Opta by StatsPerform
Gil Vicente e Rio Ave empataram esta segunda-feira 1-1, na 17.ª jornada da Liga Portugal, com golos de Félix Correia, aos 38 minutos, e de Brandon Aguilera, aos 59'. O empate ajusta-se pelo equilíbrio num encontro que merecia mais golos, mas que não teve a melhor capacidade de decisão dos dois lados. No entanto, vale o ponto somado que ajuda gilistas e vila-condenses a manterem-se longe da zona de despromoção.

Recorde aqui as incidências do encontro

Fora, mas não muito longe da zona de despromoção, as duas equipas procuravam dar seguimento aos bons resultados recentes. Os gilistas podiam somar aqui o quinto jogo sem perder, enquanto os vila-condenses queriam somar pontos depois do triunfo na última jornada.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Com duas alterações no onze para cada lado, o duelo começou com sinal positivo para o Rio Ave até que os anfitriões começaram a crescer e a aproximar-se da baliza de Miszta, que teve de mostrar serviço para travar o remate de Mboula. Em 15 minutos avassaladores, o Gil Vicente viria mesmo a chegar à vantagem, numa bela jogada coletiva que começou em Cáseres, passou por Kanya Fujimoto e Aguirre, que apareceu sozinho na área e ofereceu o golo a Félix Correia, que ainda escorregou antes de inaugurar o marcador, aos 38 minutos.

A turma de Petit não conseguiu responder até ao descanso, mas na segunda parte, já com Tiago Morais no lugar de Martim Neto, aumentou a pressão na procura do empate, que quase chegava com nota artística, num desvio de calcanhar de Clayton para defesa segura de Andrew.

Aos 59 minutos, o cerco à área foi demasiado forte numa rápida sequência de passes e Brandon Aguilera encontrou o buraco da agulha com o pé esquerdo para fazer um remate colocado e igualar o encontro. Belo golo do costa-riquenho. 

Os vila-condenses continuaram a crescer e a ameaçar a reviravolta, mas, tal como na primeira parte, o Gil Vicente quase aplicava novo golpe de teatro quando Mory Gbane apareceu em boa posição, na pequena área, só que atirou por cima. Na resposta, Tiago Morais teve uma boa oportunidade para visar a baliza e atirou ao lado. O jogo estava aberto e podia cair para qualquer lado. 

Apesar do ritmo de parada e resposta, a verdade é que talvez pelo cansaço, ou pelo excesso de vontade, as duas formações estiveram muito mal no capítulo da decisão e não conseguiram aproveitar os espaços, nem criar uma verdadeira ocasião de golo. Com este empate, o Rio Ave subiu para o 10.º lugar, com 20 pontos, mais um do que o Gil Vicente, que vem logo a seguir na tabela.

Homem do jogo FlashscoreMarious Vrousai (Rio Ave).