Recorde as incidências da partida
Sem poder contar com Luís Esteves, castigado, César Peixoto apostou em Zé Carlos no meio-campo do Gil Vicente. Já do lado do Santa Clara, Vasco Matos repetiu o onze que venceu o AFS, para o campeonato.

A jogar em casa, moralizado com o bom momento que atravessa no campeonato, o Gil Vicente colocou-se na frente do marcador logo aos 10 minutos: Joelson Fernandes cruzou da esquerda e o suspeito do costume, Pablo, cabeceou forte para o fundo das redes, assinando o 1-0.
Aos 14 minutos foi Buatu, também de cabeça, ao segundo poste, a cabecear torto à baliza dos açorianos, antes de Adriano Firmino, aos 26', rematar ao lado da baliza de Andrew. Aos 32' Joelson, em iniciativa individual, acabou por ser desarmado antes de rematar. O Santa Clara foi tentando reagir à desvantagem e, aos 36 minutos, Lucas Soares disparou forte para defesa de Andrew. Num jogo morno, onde reinaram os passes falhados, só aos 45+2' se viu mais um remate na primeira parte, o de Cáseres, e que saiu sem direção.

Sem substituições para a segunda parte, o Santa Clara começou ao ataque e, aos 50 minutos, Serginho rematou, em zona frontal, para defesa de Andrew. Aos 58' foi Lucas Soares a cruzar para Wendel desviar por cima da baliza, antes de César Peixoto mexer pela primeira vez, aos 62, tirando Joelson para lançar Martín Fernández.
Já depois do remate de Murilo, por cima, aos 64', o treinador do Gil Vicente voltou a mexer, apostando em Gustavo Varela e Sergio Bermejo nas vagas de Pablo e Zé Carlos, com Vasco Matos a responder com três mudanças, lançando José Tavares, Elias Manoel e Matheus Pereira, saindo Serginho, Wendel e Brenner.
O Santa Clara partia então para uma reação final mas pertenceu ao Gil Vicente, aos 84 minutos, a melhor ocasião para marcar, quando Bermejo, após um mau passe de Gabriel Batista, atirou com demasiada força. Três minutos volvidos, Matheus Pereira, de longe, rematou ao lado da baliza de Andrew, mas eram mesmo os açorianos a dominar a reta final em Barcelos, levando César Peixoto, em cima dos 90', a lançar Gonçalo Maia e Hevertton, nos lugares de Murilo e Santi García, antes de Vasco Matos arriscar tudo, com João Costa em vez de Paulo Víctor para os quatro minutos de compensação, onde os gilistas, claramente de tração mais atrás, seguraram as investidas açorianas para agarrar os três pontos.
Homem do jogo Flashscore: Joelson Fernandes (Gil Vicente)

    