Mais

Uma questão de eficácia: Alverca vence Tondela

Lincoln disputa a bola com Ivan Cavaleiro
Lincoln disputa a bola com Ivan CavaleiroOpta by Stats Perform, Rodrigo Antunes/LUSA
Mais de 21 anos depois, o emblema ribatejano voltou a somar uma vitória em casa na Liga Portugal. Um autogolo de Maviram, na sequência de um canto de Lincoln, garantiu os três pontos para o Alverca, que viu André Gomes segurar um penálti de Tiago Manso.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Dois primeiros classificados da última edição da Liga 2, Alverca e Tondela encontraram-se esta sexta-feira na quinta jornada da Liga Portugal, naquele que já era um jogo histórico. Pela primeira vez, os dois emblemas mediam forças no topo a pirâmide do futebol português.

Com dois treinadores diferentes – Custódio Castro e Ivo Vieira – e plantéis retocados - no caso do Alverca reconstruído – as duas equipas explanaram um estilo de futebol muito diferente em campo. O Tondela dominou a posse de bola e procurou quase sempre construir em ataque apoiado, enquanto o emblema ribatejano estava mais talhado para a transição e era assim que procurava criar perigo. De resto, os beirões estiveram quase sempre mais perto de festejar, mas a falta de pontaria e um André Gomes em grande momento de forma mostraram-se obstáculos intransponíveis.

O guarda-redes cedido pelo Benfica acabou mesmo por ser a grande figura do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Meupiyou derrubou Tiago Manso na área. Num primeiro momento, o árbitro admoestou o tondelense por simulação, mas Cláudia Coelho, no VAR, aconselhou a revisão das imagens e o penálti foi mesmo assinalado. Grande penalidade, que o próprio Manso decidiu converter, mas André Gomes estava em noite inspirada, adivinhou as intenções do adversário e segurou o castigo máximo.

Não fosse punição suficiente e minutos depois, tudo ficou pior para o Tondela, quando Lincoln bateu um canto na esquerda, Maviram tocou ao primeiro poste e enganou Bernardo Fontes, enviando a bola para o fundo das redes.

Em desvantagem, o Tondela partiu para a frente no regresso do intervalo, mas cedo percebeu que esta era mesmo a noite de André Gomes. Rony Lopes tentou, Christian Marques e Medina também, mas ninguém conseguiu bater o internacional sub-21 português.

Foi ele a grande figura da primeira vitória do Alverca nesta edição da Liga Portugal, a primeira entre a elite do futebol português em mais de 21 anos. Já o Tondela vai para a sexta jornada com a lanterna vermelha e apenas um ponto conquistado em cinco rondas.

Homem do jogo Flashscore: André Gomes (Alverca)

Os números finais da partida
Os números finais da partidaFlashscore