Reveja aqui as principais incidências da partida

Dois primeiros classificados da última edição da Liga 2, Alverca e Tondela encontraram-se esta sexta-feira na quinta jornada da Liga Portugal, naquele que já era um jogo histórico. Pela primeira vez, os dois emblemas mediam forças no topo a pirâmide do futebol português.
Com dois treinadores diferentes – Custódio Castro e Ivo Vieira – e plantéis retocados - no caso do Alverca reconstruído – as duas equipas explanaram um estilo de futebol muito diferente em campo. O Tondela dominou a posse de bola e procurou quase sempre construir em ataque apoiado, enquanto o emblema ribatejano estava mais talhado para a transição e era assim que procurava criar perigo. De resto, os beirões estiveram quase sempre mais perto de festejar, mas a falta de pontaria e um André Gomes em grande momento de forma mostraram-se obstáculos intransponíveis.
O guarda-redes cedido pelo Benfica acabou mesmo por ser a grande figura do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Meupiyou derrubou Tiago Manso na área. Num primeiro momento, o árbitro admoestou o tondelense por simulação, mas Cláudia Coelho, no VAR, aconselhou a revisão das imagens e o penálti foi mesmo assinalado. Grande penalidade, que o próprio Manso decidiu converter, mas André Gomes estava em noite inspirada, adivinhou as intenções do adversário e segurou o castigo máximo.
Não fosse punição suficiente e minutos depois, tudo ficou pior para o Tondela, quando Lincoln bateu um canto na esquerda, Maviram tocou ao primeiro poste e enganou Bernardo Fontes, enviando a bola para o fundo das redes.
Em desvantagem, o Tondela partiu para a frente no regresso do intervalo, mas cedo percebeu que esta era mesmo a noite de André Gomes. Rony Lopes tentou, Christian Marques e Medina também, mas ninguém conseguiu bater o internacional sub-21 português.
Foi ele a grande figura da primeira vitória do Alverca nesta edição da Liga Portugal, a primeira entre a elite do futebol português em mais de 21 anos. Já o Tondela vai para a sexta jornada com a lanterna vermelha e apenas um ponto conquistado em cinco rondas.
Homem do jogo Flashscore: André Gomes (Alverca)
