Quenda mudou-se para o Sporting em 2019/20, depois de duas épocas na formação do rival Benfica, e teve um crescimento exponencial no conjunto leonino. Figura da equipa de juvenis em 2022/23, Quenda deu o salto no ano seguinte para os sub-23 e equipa B. Este ano abriu-se a janela da formação principal de Alvalade.
Em poucos meses, o camisola 57 agarrou o lugar no onze sportinguista e chegou mesmo a ser convocado para a Seleção Nacional, ainda que tenha ficado a estreia (e o recorde) por cumprir. Tudo isto com 17 anos.
A ascensão meteórica provocou uma espécie de alerta para o mercado. Os principais tubarões sinalizaram o jovem avançado, convertido a ala por Ruben Amorim, e o Manchester United, sobretudo por estar entregue ao ex-treinador do Sporting, apareceu como o cenário mais provável para o seu futuro. Mas não é o único clube interessado em Quenda.

Interesse, sim; negociações, não
Segundo informações recolhidas pelo Flashscore junto de fonte próxima do processo, o interesse do Manchester United é "real", tal como foi noticiado esta sexta-feira pelo "The Athletic", mas "não existem negociações" neste momento para a transferência de Quenda, nem com os red devils, nem com qualquer outro clube.
Recorde-se que o contrato do jovem jogador com o Sporting é válido até 2027, com uma cláusula de rescisão na ordem dos 100 milhões de euros. Quenda está avaliado em 29,8 milhões de euros pelo Flashscore.