Mais

Valeu a magia contra o sofrimento: Benfica vence Farense

Atualizado
Akturkoglu bisou no triunfo do Benfica
Akturkoglu bisou no triunfo do BenficaOpta by Stats Perform/Profimedia
O Benfica venceu esta quarta-feira o Farense, por 3-2, no jogo que encerrou a 27.ª jornada do campeonato. Akturkoglu bisou, aos 7' e aos 54', assistindo ainda Pavlidis para o 2-0, aos 23'. Os algarvios marcaram por Tomás Ribeiro, aos 43', e Rony Lopes, aos 63', mas saíram sem pontos da Luz.

Recorde as incidências da partida

Bruno Lage fez cinco alterações em relação ao último onze do Benfica, com a grande novidade a ser Renato Sanches, e ainda Di María, de regresso à titularidade. Do lado do Farense, Tozé Marreco acrescentou mais um central, alargando a defesa a cinco elementos, com Tomané e Rony Lopes no ataque.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Harry golo e assistência Potter

Depois de uma primeira intervenção de Ricardo Velho, aos 3', a sair aos pés de Pavlidis, o Benfica inaugurou o marcador aos 7 minutos, com Di María a libertar Aursnes no corredor direito, com o norueguês a cruzar para, em jogo, Akturkoglu rematar para o 1-0.

Aos 21 minutos Kokçu desmarcou Pavlidis, que quase fez o 2-0, mas seria mesmo o grego a marcar, aos 23', num lance de puro contra-ataque, iniciado por um lançamento longo de Trubin para Akturkoglu, com o extremo turco a assistir Pavlidis para o 2-0.

Relançar antes do apito

Aos 32' Miguel Menino testou Trubin com um remate forte, e aos 43 minutos chegou mesmo o golo do Farense, após um pontapé de canto, com Cláudio Falcão a cabecear à barra e, na recarga, Tomás Ribeiro a reduzir.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Uma vez mais magia

Para a segunda parte Bruno Lage lançou Leandro Barreiro em vez de Renato Sanches e, uma vez mais, foi Akturkoglu a dar nas vistas. Aos 54 minutos o extremo turco bisou na partida, culminando uma bela jogada coletiva, com Aursnes e Pavlidis igualmente em evidência na construção do 3-1.

A "vingança" de Rony

Aos 58' Akturkoglu ficou perto do hat trick, na cara de Ricardo Velho, após cruzamento de Carreras, mas atirou desviado e já em posição irregular, antes do Farense voltar a reduzir: Rony Lopes, de livre, aos 60', tirou as medidas, num remate por cima, e aos 63' marcou mesmo, após ter lançado Derick Poloni no corredor, antes de surgir na área para finalizar a jogada. Foi o primeiro golo de Rony Lopes pelo Farense e logo diante do Benfica, clube onde cumpriu grande parte da formação.

Com a desvantagem de um golo Tozé Marreco arriscou, aos 67', lançando mais um avançado, Rui Costa, além de Filipe Soares, tirando Zé Carlos e Miguel Menino.

Aos 71', de livre, Di María testou os reflexos de Ricardo Velho, antes de sair, aos 75', para a entrada de Schjelderup, com Belotti a ocupar o lugar de Pavlidis.

Era, porém, o Farense que acreditava e, aos 77 minutos, Rui Costa que rematava contra António Silva, ganhando canto e enervando as bancadas da Luz. Aos 78' valeu Trubin, após cabeceamento de Tomané, que sairia aos 83', quando Tozé Marreco lançou Bermejo, além de Njie, tirando ainda Ângelo Neto.

Aos 88' foi Akturkoglu, na sua última intervenção no jogo, a atirar muito por cima, servido por Carreras, antes de dar o lugar a Amdouni, aos 89', que aos 90+2' ainda criou perigo, com remate às malhas laterais.

Nos quatro minutos de compensação ainda houve um amarelo a Trubin, por perda de tempo, mas o Benfica, com sofrimento a mais do que se chegou a supor, levou os três pontos e iguala o Sporting no topo da classificação, antes do clássico no Dragão no próximo domingo.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Akturkoglu (Benfica)

O mapa de calor de Akturkoglu
O mapa de calor de AkturkogluOpta by Stats Perform/Profimedia