O presidente leonino garantiu que o Sporting não precisa de vender o avançado sueco, mas também que não irá cortar as pernas ao avançado de 27 anos.
"O Sporting não precisa de vender o Viktor Gyökeres. Felizmente já passámos a fase de vender o nosso principal ativo. Mas não deixamos de ser sensíveis aos sonhos do Viktor ou de outro atleta. O Sporting tem um compromisso em que, após semanas de reuniões, não pede o valor da cláusula, vai ser razoável em relação ao valor pedido pelo Viktor", assegurou.
No entanto, Frederico Varandas voltou a reforçar a necessidade de receber um valor considerável pelo avançado, melhor marcador das últimas duas edições da Liga Portugal.
"Hoje há uma forte probabilidade de ele sair. Nestas últimas semanas temos estado atentos. Vi um jogador, o Zubimendi, que, tem menos seis meses que o Viktor, sair por 65 milhões. Vi o Matheus Cunha ir para o Manchester United, por valores na ordem dos 75 milhões de euros. Estamos a falar de jogadores com 26 anos".

Depois, vieram as declarações direcionadas também ao polémico agente de Gyökeres.
"Acredito que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior agente o mundo, coisa que não acredito, porque é um dos melhores futebolistas do mundo", disse o presidente leonino.
"O Viktor já sabe, o agente também, o que quero é que os sportiguistas saibam e que aproveitem o verão, que estejam tranquilos porque só existem dois cenários: primeiro, um clube respeita o valor digno de mercado do Viktor - não o da rescisão, o Sporting cede nisso -, e a partir desse momento estaremos completamente preparados para atacar o alvo. Num segundo cenário, esse clube não quer o Viktor, o Viktor não quer nenhum outro projeto, tem três anos de contrato e fica no Sporting. Nós ficaremos muito, muito contentes", assegurou ainda.
Questionado sobre a possibilidade de Gyökeres não se apresentar no regresso aos trabalhos da equipa, Frederico Varandas garantiu que tal não passa de uma "novela".
"Estou no Sporting há 20 anos, já passei por muitos dramas de mercado, isto é uma novela. O fecho de mercado é cura para todos os males, por isso jogadores contrariados não é um problema nesta fase. O Viktor ficando, tem três anos de contrato, ficaremos muito contentes", finalizou.