Vencer, convencer e castigar: Vitória SC goleia e afunda AFS na tabela

Beni Mukendi estreou-se a marcar
Beni Mukendi estreou-se a marcarJOSÉ COELHO/LUSA/Opta by StatsPerform

O Vitória SC goleou o AFS, por 4-0, no arranque da 12.ª jornada da Liga Portugal, numa partida em que a turma de Luís Pinto castigou os sucessivos erros da defensiva contrária. Ao intervalo, os anfitriões já venciam por três golos de diferença, obras de Nélson Oliveira, aos 15 minutos, Oscar Rivas (27') e estreia a marcar de Beni Mukendi (32'), enquanto Oumar Camará fez o resultado final no segundo tempo (75'). Os vitorianos sobem assim para o sétimo lugar, à condição, enquanto os avenses vão continuar a segurar a lanterna-vermelha.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois de duas derrotas consecutivas, os conquistadores voltaram aos triunfos diante do Tondela (0-1) e convenceram na Taça de Portugal diante do Mortágua (4-0). Já os avenses, que ainda não venceram para o campeonato, vinham de uma série relativamente positiva com dois empates e um triunfo na prova rainha arrancado nas grandes penalidades frente ao Académico de Viseu. 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Cascata de erros

Os vitorianos entraram mais esclarecidos a visar a baliza contrária  e foram recompensados aos 14 minutos, num belo lance coletivo sobre o flanco direito começado numa recuperação de Maga, com Arcanjo a abrir o corredor para Camará estender a passadeira para um remate de primeira e colocado de Nélson Oliveira, a abrir o marcador. Nota para o péssimo posicionamento de Rúben Semedo

O AFS assumiu então o controlo da posse de bola, com muitas dificuldades para entrar no último terço de um Vitória SC que se tornou cínico, ao recuar e deixar o adversário assumir as despesas. A qualidade caiu até que, aos 27 minutos, Oscar Rivas galgou metros e soltou para a direita, de onde saiu um cruzamento mal afastado por Rúben Semedo, que acabou por assistir o central espanhol. Rivas dominou de peito junto à pequena área e atirou para fora do alcance de João Gonçalves.

O Vitória SC aproveitou para castigar ainda mais o mau momento dos avenses ao fim de apenas cinco minutos. Depois de dois golos de bola corrida, desta feita foi num pontapé de canto, com Gonçalo Nogueira a desviar de cabeça para o caminho de Beni Mukendi que, sozinho na pequena área, atirou de primeira para marcar o seu primeiro golo na Liga Portugal.

Apesar da posse de bola dizer o contrário, a primeira parte foi de sentido único como atestam a quantidade de remates. Para a segunda parte, João Pedro Sousa precisava de fazer mudanças e veio logo com duas a partir dos balneários. As entradas de Bruno Lourenço e Rafael Barbosa deram alguma criatividade e qualidade, mas o bloco defensivo vitoriano continuava sólido.

Estatísticas da primeira parte
Estatísticas da primeira parteFlashscore

Assobios provocaram reação

Nenê tentou ainda de longe, por cima da trave, numa altura em que a turma de Luís Pinto baixou o ritmo. 10 minutos depois, o veterano avançado ficou muito perto de reduzir com um cabeceamento espetacular à trave e Bruno Lourenço atirou a recarga por cima. Na resposta, Noah Saviolo ficou muito perto de fazer o quarto num lance algo caído do céu

As bancadas do Castelo começaram a assobiar a queda de rendimento da equipa quando Tunde viu um golo anulado por fora de jogo. Ainda assim, a 15 minutos do fim, Abascal teve todo o tempo do mundo para levantar um cruzamento para a área, onde Oumar Camará apareceu entre os centrais para fazer o quarto golo e castigar ainda mais os erros dos avenses. Até ao apito final, destaque para um grande pontapé de Mitrovic ao poste.

Melhor em campo Flashscore: Beni Mukendi (Vitória SC).

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by StatsPerform