Mais

Vieira elogia Conceição, critica Rui Costa e aborda candidatura: "Não excluo essa possibilidade"

Luís Filipe Vieira não confirma candidatura às eleições do Benfica
Luís Filipe Vieira não confirma candidatura às eleições do BenficaCARLOS COSTA / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, deu uma entrevista ao jornal Correio da Manhã em que abordou a atualidade benfiquista, em especial as próximas eleições, às quais pensa vir a candidatar-se. A oficialização, porém, ficou uma vez mais adiada.

Os benfiquistas aguardam pela confirmação, mas ainda não foi desta que Luís Filipe Vieira revelou se iria ou não candidatar-se às eleições do Benfica. No entanto, os sinais apontam nesse sentido.

"Não tenho uma decisão tomada, mas sinceramente não excluo essa possibilidade em função do que foram os últimos quatro anos", afirmou.

"O Benfica precisa de recuperar voz e peso nos organismos nacionais. Isso só se faz com uma liderança forte, com presença, com visão global. Não com silêncio e ausência. E a verdade é que entre os candidatos conhecidos não vejo ninguém capaz de inverter o rumo que o clube está a seguir. Se sentir que sou necessário, estarei disponível", acrescentou.

Vieira confessou ainda que se enganou quanto a Rui Costa: "Teve estes quatro anos para provar que era o futuro, não conseguiu".

Vieira no Estádio da Luz
Vieira no Estádio da LuzÁlvaro Isidoro / Zuma Press / Profimedia

Já sobre Noronha Lopes, outro candidato às eleições do Benfica, Vieira considera que é alguém com "uma mão-cheia de frases feitas" e que "não é solução" para o emblema encarnado.

O antigo presidente do Benfica sente que é o único capaz de elevar o clube para outros patamares.

"Não trabalhei vinte anos da minha vida para agora ver afundar o Benfica, de braços cruzados. O Benfica precisa de voltar a ter rumo. Se decidir avançar é para ganhar. Não venho para fazer número", prometeu o antigo dirigente, que irá anunciar a sua decisão "em breve".

"Conceição é um excelente técnico"

Um dos temas que tem sido central na potencial candidatura de Luís Filipe Vieira às eleições do Benfica é Sérgio Conceição. O antigo presidente das águias não revelou a existência de acordo com o ex-técnico do FC Porto, mas deixou-lhe elogios.

"Tenho um acordo com a minha consciência. Ponto. Conheço o Sérgio há anos, muito antes de ser treinador. É um excelente técnico, gosta de ganhar e sabe pôr as equipas a jogar bom futebol", afirmou.

Sérgio Conceição apontado como treinador de Vieira
Sérgio Conceição apontado como treinador de VieiraInsidefoto, Insidefoto / Alamy / Profimedia

"Se cometeu excessos como treinador? Claro, como quase todos cometem. As eleições serão em outuro e tudo o que se diga nessa matéria é especulação. Mas não descarto falar com ele, se ele estiver livre e a avaliação que fizer aponte para ele", acrescentou.

Nesta longa entrevista ao Correio da Manhã, Luís Filipe Vieira não garantiu que despediria Bruno Lage caso ganhasse as eleições e fugiu à questão João Félix: "Gostaria mesmo era de não perder os que temos cá: o António Silva, o Florentino e o Tomás Araújo".

Por fim, o antigo presidente comentou ainda o crescimento do Sporting nos últimos anos e apontou o próprio Benfica como responsável.

"Creio que é exagero falar de hegemonia quando se ganham dois campeonatos. O Sporting ocupou o lugar que este Benfica lhe permitiu ocupar. E nisso a atual direção tem culpa", concluiu.