Mais

Casa Pia destaca profissionalismo e lealdade do treinador-adjunto Vasco Matos

Clube reage às críticas de Pinto da Costa
Clube reage às críticas de Pinto da CostaCasa Pia AC
O Casa Pia destacou esta terça-feira o profissionalismo e lealdade do treinador-adjunto Vasco Matos, com o qual o clube está solidário, na sequência dos incidentes na visita ao FC Porto, da 32.ª ronda da Liga Portugal.

Em comunicado divulgado no sítio oficial, os gansos lembram os valores fundamentais com os quais o clube foi fundado em 1920 – cultura, solidariedade e desporto – e que os jogadores, treinadores e dirigentes “defendem de forma abnegada e intransigente”.

O treinador-adjunto Vasco Matos é um destes homens, que, com o profissionalismo e lealdade incontestada, procura o crescimento do clube e dos seus atletas, e por isso é merecedor da lealdade e solidariedade da restante equipa técnica, atletas, estrutura e direção”, lê-se no comunicado, que surge um dia depois das críticas de Pinto da Costa.

No triunfo do FC Porto, por 2-1, verificaram-se incidentes nos derradeiros instantes da partida, que foram desencadeados na sequência do golo da reviravolta dos dragões, selado por Danny Loader, aos 90+3 minutos, a exaltar os ânimos entre os dois bancos.

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, fez um gesto polémico em direção ao banco adversário e teve uma acesa troca de palavras com Vasco Matos, adjunto dos gansos, altercação que se prolongou já depois do apito final do árbitro Manuel Oliveira no jogo.

“O Casa Pia pretende contribuir para a salvaguarda e promoção do desporto nacional, sobretudo o futebol português, pelo que não confunde as ações dos homens com as instituições que dizem representar. Não tem sido, nem será, a nossa política alimentar qualquer tipo de polémicas. No entanto, sempre que necessário, assiste o direito e o dever de defender a instituição”, afirmou o atual 10.º classificado da Liga.

O Casa Pia manifestou a transmissão de valores “inalienáveis e inegociáveis” aos seus atletas, sendo eles a “sã competitividade, a lealdade, a independência e o respeito pelo adversário e pelas instituições”, promovendo o exemplo “às futuras e atuais gerações”.

O êxito que o Casa Pia atingiu, assim como a forma como tem competido, assentam nos valores que sempre defendeu, designadamente a independência e isenção. Apesar do que algumas vozes teimam em reproduzir, estes valores serão sempre os pilares da atuação desta instituição secular, em prol de um bem comum, comprometidos em promover a sã competição, como forma de promover o desporto nacional e de exemplo às futuras e atuais gerações”, concluiu o comunicado da formação casapiana.

O presidente do FC Porto criticou, na segunda-feira, a ausência de sanção disciplinar para o treinador-adjunto do Casa Pia, Vasco Matos, no triunfo dos dragões, à margem da receção dos novos campeões europeus de hóquei em patins nos Paços do Concelho.