Mais

Classe e inspiração: Famalicão regressa às vitórias ante o Gil e aproxima-se da Europa (3-1)

O Famalicão venceu em casa por 3-1
O Famalicão venceu em casa por 3-1LUSA/Opta by Stats Perform
Depois de três jornadas consecutivas sem vencer, o Famalicão deu um pontapé na fase negativa e, este sábado, derrotou o Gil Vicente. Gustavo Sá fez, com um fantástico remate, o primeiro golo da partida, com Francisco Moura a ampliar a vantagem na primeira parte. Na segunda parte, os gilistas apresentaram outra postura, mas foram traídos pelo cinismo famalicense.

Recorde as incidências da partida

Famalicão e Gil Vicente deram seguimento à 10.ª jornada da Liga Portugal 2023/24, numa partida realizada em Vila Nova de Famalicão e que contou com muita chuva antes e durante a partida. No que respeita aos onzes iniciais, João Pedro Sousa fez apenas uma alteração, colocando Enea Mihaj no lugar do castigado Riccieli. Já Vítor Campelos apostou em Roan Wilson e Murilo Souza na sua equipa.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

 

O menino resolve

Com a bola a rolar no bem tratado relvado do Municipal de Famalicão, a primeira ocasião pertenceu aos gilistas, com Kanya Fujimoto a atirar para defesa de Luiz Júnior nos primeiros minutos. A partir daí o rumo do jogo inverteu-se, com a formação da casa a assumir o controlo da partida e a dispôr das ocasiões de perigo, como a que obrigou Vinícius a aplicar-se, aos 26 minutos.

E eis que, aos 36 minutos, o Famalicão foi coroado com o golo da vantagem... e de que maneira: jogada pela esquerda, Puma Rodríguez amorteceu para Gustavo Sá que, com um grande remate, inaugurou o marcador, naquele que foi o golo 250 desta edição da Liga. Pouco depois, o jovem médio voltou a aparecer ao cruzar para a área, Vinícius aliviou e, na ressaca do lance, desferiu um remate forte para o 2-0, vantagem que seguiu para o segundo tempo.

Golo contra a corrente do jogo

Na etapa complementar, o Gil Vicente apresentou-se mais agressivo e incisivo no ataque e teve várias oportunidades nos primeiros minutos, mas Murilo e Fujimoto não conseguiram converter em golo. E, na ressaca de um livre da formação de Barcelos, os famalicenses sentenciaram a partida: Luiz Júnior saiu da baliza para agarrar o cruzamento e lançou rapidamente o contra-ataque, Francisco Moura isolou Chiquinho na esquerda e o avançado português, perante a saída de Vinícius, atirou cruzado para o seu primeiro golo da temporada.

Apesar do golo sofrido, os gilistas mantiveram a tendência ofensiva e, aos 67 minutos, reduziram: jogada bem trabalhada pelo ataque forasteiro, Fujimoto isolou Maxime Domínguez e o suíço, depois de um defesa falhar o corte, atirou para o fundo das redes.

A partir daí as substituições acabaram por quebrar o ritmo da partida e só nos derradeiros minutos vislumbraram-se mais ocasiões de perigo. Aos 88 minutos, Óscar Aranda ficou perto de faturar, mas o seu remate de fora da área esbarrou em cheio no poste direito da baliza do Gil Vicente.

Com este triunfo, o Famalicão regressou às vitórias e subiu ao sexto lugar, com 15 pontos, estando a apenas dois pontos do quinto lugar. O Gil Vicente continua em 11.º, com 10 pontos. Na próxima ronda os famalicenses visitam o Vizela, ao passo que os gilistas recebem o Rio Ave.

Homem do jogo Flashscore: Francisco Moura (Famalicão)