De acordo com várias publicações russas, nomeadamente o Mash, Ricardo Mangas já estará sob investigação do Comité Investigativo do Gabinete do Procurador Geral russo devido a um vídeo em tom de brincadeira na plataforma TikTok em que aparece vestido com a roupa e maquilhagem da namorada e que levou a queixas por parte de "ativistas e adeptos".
A informação foi posteriormente confirmada por outros órgãos russos como o Sports 24.
Apesar de ter removido o conteúdo das redes sociais, a indignação alastrou-se no país com Andrei Zgonnikov, presidente da associação Conselho dos Pais da Rússia, a dizer que o futebolista não deveria poder entrar no país e que o Spartak deveria ter uma conversa com ele sobre a propaganda de "valores não-tradicionais".
De acordo com a imprensa russa, inicialmente Ricardo Mangas foi "atacado pelos adeptos de futebol pela sua orientação sexual não-tradicional e propaganda do movimento LGBT banido Rússia. Posteriormente, outros ativistas públicos juntaram-se para exigir que Mangas fosse investigado por violação da lei".
Se, por um lado, o vídeo está já sob investigação das autoridades russas, por outro, impera o silêncio do lado do Spartak. De acordo com o Mash, Ricardo Mangas tratou do visto esta sexta-feira - confirmado também pela imprensa nacional - e viaja para a Rússia no sábado para concluir a operação.
No entanto, sublinha a publicação, é "improvável que Mangas viaje para a Rússia se for aberto um processo criminal contra ele".
A transferência em si está acertada, com o Vitória SC a receber 2,5 milhões de euros pelo passe do internacional jovem português, que vai assinar um contrato de dois anos, com mais um de opção, pelos moscovitas. O lateral ficou de fora do jogo treino desta sexta-feira com o Penafiel para tratar de assuntos relativos ao negócio.