Milhões a fugir por entre o desperdício: Sporting empata (1-1) com Arouca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Milhões a fugir por entre o desperdício: Sporting empata (1-1) com Arouca

Atualizado
Arouca pontuou pela primeira vez em Alvalade
Arouca pontuou pela primeira vez em AlvaladeOpta by Stats Perform/AFP
O Sporting voltou a tropeçar no campeonato, desta feita em Alvalade, diante do surpreendente Arouca, com o empate a um golo na 28.ª jornada do campeonato. Antony, na primeira parte, colocou o Arouca em vantagem, aproveitando enorme falha de Diomande, já depois de Pedro Gonçalves ter falhado uma grande penalidade. Os leões reagiram, enviaram duas bolas aos ferros mas seria mesmo de penálti, novamente de Pedro Gonçalves, que arrancaria um ponto, insuficiente para ver os lugares de Liga dos Campeões cada vez mais distantes.

Siga aqui as incidências da partida

A meio da eliminatória dos quartos de final da Liga Europa, com a receção à Juventus já na quinta-feira, Rúben Amorim fez cinco alterações na equipa, duas delas forçadas: é que além de St. Juste, lesionado, Marcus Edwards está a contas com uma gastroenterite e não esteve sequer na ficha de jogo, precipitando a chamada de Francisco Silva, guarda-redes de 17 anos ainda júnior do Sporting. 

Diomande substituiu St. Juste, Arthur Gomes surgiu no lugar de Edwards, com Gonçalo Inácio, Esgaio e Morita igualmente a saírem do onze, com Bellerín a titular, tal como Matheus Reis, e Pedro Gonçalves no meio-campo.

Os onzes de Sporting e Arouca
Os onzes de Sporting e AroucaFlashscore

Muito leão a abrir

O Sporting começou ao ataque, com pressa mas nem sempre com as melhores decisões. Sobretudo as de Chermiti. Aos seis minutos Pedro Gonçalves disparou muito por cima, aos nove Trincão cruzou rasteiro mas Chermiti, tentando o toque de calcanhar, falhou o desvio.

Aos 10' foi Nuno Santos a cruzar, novamente rasteiro, e desta vez foi Arthur a chegar atrasado. Aos 14' ocasião flagrante para o leão, com cruzamento da esquerda, novamente de Nuno Santos, e Chermiti a desviar ao lado da baliza do Arouca.

Aos 18 minutos Pedro Gonçalves, solto de marcação, em zona frontal, rematou colocado mas ao lado, antes de Chermiti, uma vez mais, receber um cruzamento perfeito de Arthur mas, uma vez mais, a chegar atrasado para o desvio. Em cima da meia hora, com espaço, o jovem avançado rematou rasteiro mas à figura de Arruabarrena.

Arruabarrena 1-0 Pote

Aos 31 minutos Galovic, num lance com Chermiti, tocou a bola com a mão, de costas, na área do Arouca: Vítor Ferreira ouviu o VAR, foi ver as imagens, chamado por Tiago Martins e assinalou mesmo grande penalidade para o Sporting: Pedro Gonçalves, na conversão do castigo máximo, aos 34 minutos, disparou para defesa de Arruabarrena.

Os penáltis de Pedro Gonçalves
Os penáltis de Pedro GonçalvesOpta by Stats Perform

Alguém pediu eficácia?

O Arouca segurava como podia o ataque do Sporting, sem nunca chegar perto de Adán. Até aos 39 minutos. Jogada coletiva do Arouca, péssima abordagem de Diomande a aliviar a bola perante Mujica, deixando-a redondinha para Antony que, na frente de Coates, ultrapassou Adán e encostou para 1-0, sob pressão do capitão dos leões. Eficácia a 100 por cento, Arouca na frente.

A partir daí, e até ao intervalo, a receção do Sporting resumiu-se a um remate de Arhtur, contra a muralha defensiva do Arouca, aos 45', passes falhados a meio-campo, os primeiros assobios em Alvalade, que subiram de tom ao apito de Vítor Ferreira para o regresso aos balenários.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Reação bateu nos ferros

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Morita, que estava a ser poupado, e retirou o insípido Bellerín, colocando Arthur Gomes como ala direito e permitindo a Pedro Gonçalves juntar-se a Trincão e Chermiti no ataque.

Aos 54 minutos, na sequência de um canto de Nuno Santos, foi precisamente Morita a cabecear à barra da baliza do Arouca, com Chermiti a falhar a recarga.

Quatro minutos depois, Nuno Santos, após cruzamento da direita, rematou para enorme intervenção de Arruabarrena.

Nuno Santos sairia ainda antes da hora de jogo, aos 59', para a entrada de Rochinha, derradeira alternativa ofensiva no banco leonino, antes de nova bola nos ferros: livre de Pedro Gonçalves, aos 62', cabeceamento de Chermiti ao poste. O mesmo Pedro Gonçalves, no mesmo minuto, ainda remataria por cima.

Aí vai Coates

Era o Sporting a dar tudo pelo golo do empate e o Arouca a defender-se como podia, com algumas perdas de tempo, motivando assobios em Alvalade, e com Coates, ainda com mais de 20 minutos para os 90', a juntar-se a Chermiti na frente de ataque, ainda antes de Mateus Quaresma, num lance arrepiante, sair lesionado após torcer o pé para parar remate fortíssimo de Diomande.

Aos 77 minutos Rúben Amorim retirou Ugarte, lançou Ricardo Esgaio e, aos 80', novamente Morita, na sequência de um canto, a cabecear por cima da baliza do Arouca.

Posição média dos jogadores do Sporting
Posição média dos jogadores do SportingOpta by Stats Perform/AFP

Arruabarrena 1-1 Pote

Aos 83 minutos, eis que surgiu mais um penálti para o Sporting, com o capitão do Arouca, João Basso, a derrubar Pedro Gonçalves dentro da área. Vítor Ferreira ouviu o VAR e confirmou a decisão. Pedro Gonçalves nunca largou a bola nesse compasso de espera, beneficiou de nova oportunidade e, na conversão, aos 87 minutos, atirou para a esquerda, Arruabarrena foi para a direita e o 1-1 apareceu mesmo.

Aqueles onze minutos

Aos 88' Rúben Amorim operou a derradeira alteração, tirando Diomande para lançar Gonçalo Inácio. Em cima do minuto 90', eis um aplauso de Alvalade para... a compensação: 11 minutos. Aos 90+5', na ressaca a um livre, Rochinha rematou colocado, de fora da área, mas desviado.

Aos 90+8', após Arruabarrena ter ficado no relvado após falta de Chermiti, Rúben Amorim foi expulso por Vítor Ferreira, árbitro que mostrou também o vermelho com um elemento da equipa técnica do Arouca que trocou palavras acesas com o treinador do Sporting.

Logo depois, mais duas ocasiões junto à baliza do Arouca: aos 90+9' Galovic cortou e quase dava golo do Sporting, no mesmo minuto em que Rochinha cruzou para Coates cabecear ao lado.

Aos 90+11', de fora da área, Trincão rematou para defesa segura de Arruabarrena mas o último remate do jogo seria mesmo do Arouca, por Sylla, a passar ao lado.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

O Arouca pontuou pela primeira vez em Alvalade, cimentado o surpreendente quinto lugar na classificação, agora com 45 pontos, mais quatro que o Vitória de Guimarães. Já o Sporting atrasou-se ainda mais na luta pelos lugares de Liga dos Campeões, ficando agora com 58 pontos, a sete pontos do SC Braga.

Homem do jogo Flashscore: Arruabarrena (Arouca)