Mais

Momento Flash da semana: A inspiração de uma história de superação

O momento de inspiração que Joca protagonizou
O momento de inspiração que Joca protagonizouFlashscore, Rio Ave
Todos os dias há belos momentos no desporto nacional, mas há destaques e destaques. Nesta nova rubrica, o Flashscore traz-lhe o melhor momento da semana, focando-se maioritariamente - mas não exclusivamente - no futebol português. Entre golos, defesas, cortes ou simplesmente um gesto, vai poder ver aqui o que realmente importa: o jogo bonito.

Numa altura em que muito se fala da necessidade de um futebol mais espetacular em Portugal, o duelo entre Casa Pia e Rio Ave protagonizou 90 minutos entretidos para os adeptos que se deslocaram a Rio Maior. O empate não deixou ninguém satisfeito no que toca às equipas, mas os adeptos não se podem queixar do preço que pagaram para ver dois dos melhores golos já marcados nesta edição da Liga.

Primeiro, Pablo Roberto colocou o Casa Pia em vantagem com um remate acrobático que traiu Magrão e deixou água na boca em relação ao médio que tem vindo a ser uma das surpresas dos gansos nesta temporada. Contudo, já diz a sabedoria popular que o melhor estava guardado para o fim, ou neste caso, para a segunda parte.

Pouco tinha passado após o regresso dos balneários quando Joca conseguiu ganhar o ressalto a Pablo Roberto, viu a bola a saltitar e não teve dúvidas. Vai já daqui. E marcou aquele que certamente estará na discussão dos melhores desta edição do campeonato.

A história de superação

O golo por si só já aporta beleza suficiente para ser considerado como o momento da jornada, mas a história em volta dele acrescenta mais uns pós de beleza. É que este foi o primeiro golo de Joca na primeira divisão. É casa para dizer, que estreia.

Nascido em Braga, Joca dividiu a formação entre o Sporting e o SC Braga. Sem oportunidades na equipa principal dos arsenalistas, teve a primeira experiência no futebol sénior em Tondela (disputou 14 jogos na Liga em 2017/18) e acabou por rumar a Vila do Conde.

No Rio Ave teve um processo de crescimento gradual. Utilizado nos sub-23 e sem espaço na equipa principal, foi cedido durante uma época e meia ao Leixões, antes de garantir espaço nos caxineiros, sendo uma das peças essências na subida de divisão em 2021/22.

Os números de Joca
Os números de JocaFlashscore

Na época seguinte não havia dúvidas, seria a época de afirmação de Joca no primeiro escalão, mas foi traído pelo joelho e uma lesão grave em outubro colocou um ponto final na época de forma precoce. Contudo, a confiança de Luís Freire não esmoreceu, regressou esta época e é caso para dizer que é como se nunca tivesse parado.

Estreou-se a marcar na Liga, soma uma assistência na Taça da Liga e é uma das peças importantes do meio-campo do Rio Ave, em mais uma história bonita de superação que este desporto nos apresentam. Ganham os vila-condenses e já ganharam os adeptos do futebol, com o golo que nos brindou.

Leia aqui os outros Momentos Flash

A escolha de Bruno Henriques
A escolha de Bruno HenriquesFlashscore