Mais

Não houve reis, mas o jogo foi uma bela prenda: Estrela da Amadora e Vizela empatam (1-1)

Duelo intenso na Amadora
Duelo intenso na AmadoraOpta by Stats Perform, LUSA
Com ideias diferentes, mas o mesmo objetivo, Estrela da Amadora e Vizela protagonizaram um belo jogo neste Dia de Reis. O primeiro empate a que o José Gomes assistiu esta época não terá deixado ninguém satisfeito dentro de campo, mas as bancadas vibraram com um duelo que foi uma bela propaganda ao futebol português, com golo, muitas oportunidades, entrega total e qualidade dos intervenientes.

Reveja aqui as principais incidências

Depois da pesada derrota com o Arouca na última jornada, Sérgio Vieira contou com regressos importantes de lesão no Estrela da Amadora. Bruno Brígido voltou para a baliza (onde a outra opção era o jovem Edmilson Cambila), Pedro Mendes assumiu o lugar de Kialonda Gaspar (com Angola na CAN), Gustavo Henrique e Kikas também foram lançados no onze.

Rúben de la Barrera fez também quatro alterações em relação ao Vizela que empatou com o Moreirense na ronda passada. Lebedenko, Diogo Nascimento, Matías Lacava e Jardel tiveram oportunidade no onze.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Morrer pelas ideias

Depois de uma época com Álvaro Pacheco e Manuel Tulipa, o Vizela esta época decidiu apostar num caminho por técnico relativamente desconhecidos do futebol nacional. A experiência de Pablo Villar não teve sucesso e para o seu lugar chegou Rúben de la Barrera que estava no comando da modesta seleção de El Salvador, cuja despromoção à divisão B da Liga das Nações da CONCACAF não conseguiu evitar.

O novo técnico trouxe uma ideia vincada. Este é um Vizela que gosta de ter bola e que não abdica de construir a partir de trás, numa tentativa de chamar os adversários e depois aproveitar a dimensão física de Essende. E se muitas vezes se critica as equipas portuguesas do fundo da tabela de um jogo menos burilado, é de elogiar a equipa vizelense.

Estrela da Amadora pressionou muito em cima
Estrela da Amadora pressionou muito em cimaOpta by Stats Perform, LUSA

Contudo, desde o início do jogo que se tornou claro que Buntic não é um guarda-redes à vontade com os pés. O Estrela da Amadora foi-se apercebendo, pressionando cada vez mais em cima e acabou recompensado.

Aos 8 minutos inaugurou o marcador num lance em que o croata foi obrigado a despachar a bola. Jean Filipe recuperou ainda no meio-campo adversário e depois foi cruzar para André Luiz emendar à boca da baliza. 

Um confronto de estilos

Marcador desbloqueado e as duas equipas entraram num autêntico confronto de estilos. O Vizela apostado num futebol mais apoiado, com Samu em destaque, e o Estrela da Amadora a utilizar a garra que lhe tem sido característica nesta subida de divisão (quem diria que neste dia, em 2019, estava a receber o Belenenses na distrital de Lisboa), procurando sempre chegar o mais rapidamente possível à baliza adversária. Um jogo bem disputado.

O Vizela acabou por estar mais perto do empate, primeiro com Lacava (29 minutos) ao lado e depois com Lebendenko (41 minutos) ao poste, mas foi preciso esperar até ao início da segunda parte para os homens do norte festejarem o golo.

Na sequência de um canto, Samu  (48 minutos) aproveitou um alívio incompleto e à entrada da área não teve cerimónias: um remate para o fundo das redes, sem hipóteses para Bruno Brígido.

Os números na primeira parte
Os números na primeira parteOpta by Stats Perform

Uma boa propaganda

Com o empate no marcador, as duas equipas partiram para uma bela segunda parte de propaganda ao futebol português. Bem disputado, com a dureza suficiente mas também qualidade ao nível dos intervenientes, Estrela da Amadora e Vizela digladiaram-se para sair com os três pontos.

Matheus Pereira (52 minutos), após um grande passe de Samu, obrigou Bruno Brígido a uma grande defesa, Bruno Wilson (71 minutos) rematou ao poste e Essende (81 minutos) teve um golo anulado por fora de jogo. Tudo momentos que deixaram os adeptos do Vizela frustrados.

A equipa da casa viu Ronaldo Tavares desperdiçar três boas ocasiões. Aos 57 minutos, lançado por Kikas, rematou à malha lateral; aos 70 minutos, num lance que começou com um pontapé longo de Bruno Brígido acabou por rematar a rasar o poste; e aos 88 minutos acabou por acertar novamente na malha lateral, mas desta feita no outro lado.

O empate acaba por não deixar ninguém satisfeito. O Estrela da Amadora somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer (dois empates e uma derrota) e soma agora 17 pontos, estando na nona posição. Já o Vizela somou o terceiro empate consecutivo e com 13 pontos continua no 16.º posto, sendo que pode acabar a jornada em zona de despromoção.

Homem do jogo Flashscore: Samu (Vizela).

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform