O que ainda há para decidir na última jornada da Liga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que ainda há para decidir na última jornada da Liga
Benfica celebrou o empate em Alvalade, mas não pode selar o título
Benfica celebrou o empate em Alvalade, mas não pode selar o títuloAFP
À entrada para os últimos 90 minutos da edição 2022/23 da Liga, ainda está por decidir o prémio maior: o título de campeão. Contudo, também há um pormenor em jogo na luta pelas competições europeias.

Caiu o pano sobre a 33.ª jornada, com um emocionante dérbi entre Sporting e Benfica que adiou as contas do título. Com mais 90 minutos para disputar nesta edição da Liga, a indefinição sobre o campeão permanece.

A última jornada da Liga
A última jornada da LigaFlashscore

O Benfica parte com clara vantagem. As águias lideram o campeonato com 84 pontos, mais dois que o FC Porto, e sabem que uma vitória diante do despromovido Santa Clara garante as celebrações do 38.º título. O empate também poderá ser suficiente, caso os dragões não consigam bater o Vitória de Guimarães por 12 golos de diferença.

Isto porque as duas equipas venceram cada um dos clássicos (curiosamente, o Benfica triunfou no Dragão e o FC Porto na Luz), pelo que este critério de desempate não funciona. Passamos então para a diferença de golos. Neste momento, as águias têm mais 11 tentos no saldo de golos (79-20 contra 70-22), pelo que levam uma vantagem significativa neste aspeto.

O topo da Liga
O topo da LigaFlashscore

Menos contas terão de ser feitas se o Santa Clara conseguir surpreender o Benfica e o FC Porto bater o Vitória de Guimarães. Aí será feita a festa do bicampeonato do Dragão, algo que Sérgio Conceição ainda não conseguiu.

Pormenor na Liga Conferência

Não é só no topo da tabela que existe indefinição. Se é certo que o SC Braga vai ficar no pódio – e com a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões – e que o Sporting não vai sair do quarto lugar – que dá acesso à fase de grupos da Liga Europa – na Liga Conferência ainda está por decidir quando Vitória de Guimarães e Arouca vão começar a aventura na mais recente prova do futebol europeu.

As duas equipas ocupam o quinto e o sexto lugar, respetivamente, separadas por dois pontos. E tudo pode mudar na última jornada. Em caso de triunfo sobre o FC Porto, o Vitória de Guimarães garante o quinto posto e a entrada na terceira pré-eliminatória, o que permite um arranque mais tardio da época e mais tempo para assimilar novas contratações.

Contudo, um desaire vimaranense conjugado com o um triunfo arouquense em Portimão, leva a que seja o Arouca a entrar nessa fase e o Vitória de Guimarães a cair para a segunda pré-eliminatória.

Em caso de igualdade pontual (empate do Vitória de Guimarães e triunfo do Arouca), a vantagem no confronto direto pertence aos homens da Serra da Freita, que assim ultrapassariam o conjunto de Moreno.

A luta pelo quinto lugar
A luta pelo quinto lugarFlashscore

Na zona inferior da tabela, tudo ficou decidido na sexta-feira. O Marítimo não vai sair do 16.º lugar, e irá disputar o play-off de manutenção com o Estrela da Amadora. Já o Paços de Ferreira e Santa Clara estão despromovidos à Liga 2, mas ainda vão lutar pela honra e por não ficar com o último lugar.

A classificação da Liga
A classificação da LigaFlashscore