Mais

O segredo estava no banco: Cher Ndour dá vitória ao SC Braga diante do Farense (2-1)

Banza fez o primeiro golo da vitória do SC Braga
Banza fez o primeiro golo da vitória do SC BragaOpta by Stats Perform/LUSA

O SC Braga venceu este domingo o Farense, por 2-1, na 22.ª jornada do campeonato. Banza colocou os minhotos em vantagem aos 62 minutos, já depois de João Moutinho ter falhado um penálti, na primeira parte, mas Belloumi, aos 74', empatou. Valeu ao SC Braga a entrada de Cher Ndour, médio que aos 85 minutos estreou-se a marcar na Liga e deu os três pontos aos guerreiros do Minho.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota com o Qarabag, e no meio da eliminatória europeia, Artur Jorge mudou quatro jogadores no onze inicial do SC Braga, apostando em Joe Mendes, José Fonte, Pizzi e Roger, e ainda sem poder contar com Ricardo Horta, poupando ainda Álvaro Djaló.

Do lado do Farense, José Mota repetiu o onze pela quinta jornada consecutiva, sendo que na última empatou com o Famalicão.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O SC Braga começou o jogo ao ataque e aos 3 minutos Roger cruzou para alívio da defensiva algarvia. No minuto seguinte foi Marco Matias a cruzar, no lado oposto, com Matheus a segurar.

Aos 11' foi Abel Ruiz a tentar servir na área mas Gonçalo Silva, em carrinho, a ceder um canto que João Moutinho cobriu para José Fonte, na área, desviar sem perigo para Ricardo Velho.

O SC Braga ia apertado e aos 21 minutos, após cruzamento de Joe Mendes, da direita, Abel Ruiz ganhou nas alturas mas a bola passou por cima da baliza do Farense. Aos 24' o cruzamento saiu do flanco contrário, da autoria de Borja, mas com Gonçalo Silva a cortar.

Sempre Ricardo Velho, até no penálti

Ainda antes da meia hora foi Roger, na direita, a cruzar para Pizzi finalizar, valendo Ricardo Velho a negar o 1-0. Aos 34', mais uma tentativa de servir de Roger, agora para Abel Ruiz, que desviou por cima.

Aos 40' foi Zalazar, de livre, a ver Ricardo Velho responder, antes de surgir o momento-chave da primeira parte, quando Pastor cometeu falta sobre Banza dentro da grande área.

Na conversão da grande penalidade, porém, João Moutinho rematou para a esquerda mas Ricardo Velho adivinhou o lado e manteve o nulo no marcador.

Já dentro do tempo de compensação, no primeiro remate digno desse nome do Farense, Mattheus Oliveira, de livre direto, atirou forte mas à malha lateral.

Estatística da primeira parte
Estatística da primeira parteOpta by Stats Perform

Goleador vs. belo golo

Sem alterações nos onzes para uma segunda parte que começou com várias perdas de bola, de parte a parte, o primeiro remate pertenceu a Roger, aos 53 minutos, mas contra Talocha. Aos 56' mais um cruzamento, desta vez de Borja, e novamente Talocha no corte para canto.

Em cima da hora de jogo, novamente de bola parada, o Farense chegou-se à frente, mas a bola batida por Marco Matias, e cabeceada por Falcão, não levou perigo a Matheus.

Respondeu o SC Braga, dois minutos depois, e em forma de golo, com o regresso do... goleador. Foi Roger quem trabalhou do lado direito e cruzou, de pé esquerdo, para Banza, nas alturas, cabecear e bater Ricardo Velho, fazendo o 1-0 no marcador.

Tentou reagir o Farense, novamente numa bola parada, aos 65', mas com Elves Baldé a rematar muito por cima, antes das primeiras substituições: Artur Jorge colocou Vítor Carvalho e Álvaro Djaló, tirando Abel Ruiz e Zalazar, enquanto José Mota lançou Rafael Barbosa, Belloumi e Talys, tirando Cláudio Falcão, Elves Baldé e Marco Matias.

E foi aos 74 minutos, na reação algarvia, que o Farense chegou mesmo ao empate. O cruzamento de Rafael Barbosa é perfeito e Belloumi, de cabeça, deu-lhe o melhor seguimento, antecipando-se a Borja para bater Matheus e fazer o 1-1.

O SC Braga teve de começar tudo de novo, aos 76 minutos Pizzi combinou com Banza e rematou para Ricardo Velho encaixar, antes do internacional português sair, aos 77', para dar o lugar a Cher Ndour, com José Mota a refrescar o ataque, tirando Bruno Duarte para lançar Zé Luís, que ouviu palmas no regresso a Braga.

Para a reta final da partida, Artur Jorge lançou Rony Lopes e Víctor Gomes, tirando Joe Mendes e Roger Fernandes, antes de José Mota ser forçado a tirar Muscat, lesionado, para lançar... Artur Jorge, filho do treinador do SC Braga.

E foi do banco, pela mão de Artur Jorge, o pai, que surgiu o 2-1 do SC Braga, aos 86 minutos: livre de João Moutinho, Niakaté ganhou o ressalto e rematou ao poste e, na insistência, Borja tirou o cruzamento, Banza ganhou, Niakaté voltou a cabecear para defesa de Ricardo Velho e, na recarga, Cher Ndour, lançado menos de dez minutos antes, fuzilou a baliza de Ricardo Velho. O lance ainda foi analisado pelo VAR mas houve posição legal, de 32 centímetros.

Nos seis minutos de compensação, o Farense, com mais bola, tentou forçar o empate, mas foi Rony Lopes, aos 90+4 minutos, a aproveitar uma saída rápida para, com um remate em arco, obrigar Ricardo Velho a mais uma grande defesa.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o SC Braga volta a recuperar o quatro lugar, com 43 pontos, mais dois que o vizinho Vitória SC, que empatou com o Portimonense (1-1) nesta 22.ª jornada, ainda assim a cinco do terceiro lugar, ocupado pelo FC Porto (48).

Homem do jogo Flashscore: Simon Banza (SC Braga)