Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Jorge Sánchez é reforço do FC Porto

Mário Rui Ventura
Jorge Sánchez apresentado no Estádio do Dragão
Jorge Sánchez apresentado no Estádio do DragãoFC Porto
Jorge Sánchez, lateral-direito internacional mexicano de 25 anos, foi esta terça-feira confirmado como reforço do FC Porto, emprestado pelo Ajax, dos Países Baixos, mas com opção de compra obrigatória, por 4 milhões de euros, caso cumpra pelo menos 20 jogos oficiais de dragão ao peito.

Depois de ter chegado ao Porto na manhã desta terça-feira, tal como o Flashscore deu conta, Jorge Sánchez fez os habituais exames médicos, assinou contrato e foi, ao final da tarde, apresentado oficialmente.

Era uma vontade do nosso treinador e conseguimos um acordo com o Ajax que esperamos ser bem-sucedido. É mais um jogador quem vem acrescentar qualidade ao nosso plantel, terá obviamente que lutar pelo lugar, mas creio que será importante e terá sucesso no FC Porto", afirmou Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, na apresentação.

"Dá-nos garantias de que, quando entrar, terá o espírito que todos os colegas têm. Isso é muito importante para nós, estamos perante um novo Dragão e esperamos que venha a ser útil. Houve mexicanos importantes na nossa história e espero que o Jorge seja mais um. Os jogadores vindos do México sempre demonstraram um grande espírito enquanto estiveram aqui, eu sou um admirador deles, dos argentinos, dos uruguaios e de todos os sul-americanos, porque são jogadores que se adaptam com facilidade ao FC Porto. Esperemos que seja esse o caso mais uma vez", acrescentou o líder dos azuis e brancos.

Os números de Jorge Sánchez
Os números de Jorge SánchezFlashscore

Estou muito agradecido pela oportunidade, sinto-me muito feliz por chegar ao maior clube de Portugal e agora quero começar a trabalhar para ganhar títulos e demonstrar a minha melhor versão com esta camisola que vestirei com muito agrado", começou por afirmar Jorge Sánchez.

"O FC Porto é o maior clube português, sei bem o que representa porque tenho muitos amigos mexicanos que passaram por cá e me falaram muito bem do clube. Aqui fazem-nos crescer como pessoas, como jogadores, sentimo-nos parte de uma família e isso é o mais bonito do futebol. Falei com o Marche, com o Tecatito, com o Héctor e quando souberam que do interesse do FC Porto disseram-me para vir logo porque ia encontrar um grupo fantástico e uma cidade linda onde foram felizes", acrescentou o lateral-direito, que no Ajax partilhou o balneário com o filho de Sérgio Conceição.

"O Francisco (Conceição), quando soube da notícia, veio ter comigo e falou-me sobre o pai dele. Disse que era um treinador muito competitivo que me iria fazer sentir como em casa. Gosto de ser treinado por pessoas com garra e vontade de ganhar, porque isso é o mais importante no desporto. Estou ansioso por vestir as cores pelas quais darei a vida, sou um jogador que dá a alma por cada bola e é isso que farei dentro de campo. Quero que os adeptos se identifiquem comigo, porque eles são muito importantes, e festejar títulos com eles", explicou o reforço dos azuis e brancos.

Pinto da Costa com Jorge Sánchez
Pinto da Costa com Jorge SánchezFC Porto

Jorge Sánchez começou a carreira no Santos Laguna, o maior clube da cidade mexicana. Em 2018, depois de percorrer todos os escalões de formação dos guerreros, transferiu-se para o Club América e passou cinco anos no gigantesco Estádio Azteca até despertar o interesse de um histórico europeu, sempre atento ao mercado americano.

Já campeão e All Star no país natal - além de vencedor da Taça, da Supertaça, bronze Olímpico em Tóquio e eleito para o onzes ideais do Torneio de Toulon 2018 e da CONCACAF 2021 -, o internacional pelo México aterrou nos Países Baixos com a dura tarefa de fazer esquecer Mazraoui, ala marroquino contratado pelo Bayern Munique.

Realizou 26 jogos ao serviço do Ajax (cinco deles na Liga dos Campeões), marcou três golos, fez outras tantas assistências, integrou a Equipa do Mês da Eredivisie em abril passado e acabou a campanha a erguer a tão desejada Gold Cup pelo México, competição continental que o elegeu para o Melhor Onze. 

Depois de partilhar balneário com Marchesín, Reyes, Layún, Uribe, Herrera, Corona ou Francisco Conceição, Jorge Sánchez junta-se ao coletivo portista e reforça as opções defensivas de Sérgio Conceição, onde vai lutar pela titularidade com João Mário.