Em dia de apresentação os sócios - em jogo com o Rayo Vallecano -, os dragões confirmaram a contratação do médio de 21 anos ao Barcelona, revelando os contornos do acordo através do site oficial.
"Estou muito feliz e muito entusiasmado. Tenho muita vontade de começar e de conhecer toda a gente. Hoje (sábado) vi o Estádio do Dragão pela primeira vez e não posso ter mais vontade de começar a jogar aqui. Desde que surgiram os rumores, toda a gente me falou bem do FC Porto. Tive alguns companheiros portugueses que falaram muito bem e toda a gente me criou grandes expetativas em relação ao clube", começou por dizer o jogador que vai vestir a camisola 16, citado pelos meios de comunicação do clube portista.

"Sérgio Conceição é um grandíssimo treinador que explora ao máximo o potencial de um jogador e já me disseram para me preparar para trabalhar muito. Falei com o Fran Navarro quando começaram os rumores e ele falou-me muito bem do clube e da equipa. Tenho muita vontade de conhecer toda a gente, sobretudo o Pepe, que é um grande exemplo e com quem posso aprender muito. Aos adeptos posso prometer muito sacrifício e muito trabalho no campo, mas sobretudo que vou lutar para lhes dar títulos", finalizou.
Por seu lado, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, mostrou-se "satisfeito" pela vinda de Nico González, um jogador há muito pretendido e "aprovado por Sérgio Conceição", revelando ainda as dificuldades contratação.
"Foi muito complicada a vinda dele porque o Barcelona está neste momento nos Estados Unidos e, para se ter qualquer contacto, é um problema. Por isso é que só hoje (sábado) ficou resolvido. Da parte dele, há muito que estava decidido a vir para o FC Porto. Estou satisfeito, pois julgo que é um valor acrescentado à nossa equipa. Tranquilamente, vamos fazendo com que o plantel seja cada vez melhor e mais forte. Acho que foi uma boa aquisição. Ele fez contrato de cinco anos, portanto temos uma opção ao fim de dois anos e espero que justifique essa opção, pois os dados e as indicações que temos sobre ele são os melhores.”
Vinculado desde 2013 ao campeão espanhol, no qual ingressara proveniente do Atlético Coruña Montañeros, o médio, de 21 anos, apenas atuou pelo conjunto principal em 2021/22 e somou dois tentos e duas assistências em 37 encontros, numa campanha finalizada sem títulos.
Nico González tinha-se apresentado no arranque dos trabalhos de pré-temporada do FC Barcelona, mas foi preterido das escolhas do treinador Xavi Hernández para a digressão aos Estados Unidos, acompanhando agora o compatriota Fran Navarro (ex-Gil Vicente) entre os reforços oficializados pela equipa orientada por Sérgio Conceição para 2023/24.