Onze da 19.ª jornada para o Flashscore: Gyökeres chegou ao topo da cadeira alimentar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Onze da 19.ª jornada para o Flashscore: Gyökeres chegou ao topo da cadeira alimentar

Gyökeres bisou na goleada frente ao Casa Pia
Gyökeres bisou na goleada frente ao Casa PiaProfimedia, Flashscore
Desde o final da época passada, o Flashscore passou a atribuir notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 19.ª ronda do campeonato português, com o sueco Viktor Gyökeres novamente em destaque.
O onze da 19.ª jornada da Liga Portugal
O onze da 19.ª jornada da Liga PortugalFlashscore

Guarda-redes: 

Hugo Sousa (Chaves) - 8.5

Terceiro empate nos últimos quatro jogos para o Desportivo de Chaves. Três pontos importantes, o último dos quais com mão de Hugo Souza. O guarda-redes brasileiro foi promessa do Flamengo, rumou a Portugal e não tem tido vida fácil nesta experiência em Chaves. Com o clube em situação delicada, já sofreu 36 golos na Liga Portugal, mas o facto de ser chamado tantas vezes a intervir também o coloca no foco das atenções. Em Braga, os adeptos arsenalistas terão tido pesadelos com o guardião de 25 anos, que sofreu um golo e evitou muitos mais, com sete defesas como principal nota de destaque.

Defesas:

Rodrigo Gomes (Estoril Praia) - 8.1

Seja pela direita, seja pela esquerda, Rodrigo Gomes tem uma seta apontada à baliza adversária e pilhas que nunca mais acabam para percorrer os corredores para cima e para baixo. O ala travou um duelo muito interessante com Costinha e foi o grande motivador do Estoril para a reta final da partida. Com energia inesgotável, ameaçou o empate antes do golo de Heriberto.

Coates (Sporting) - 8.9

Comemorar 350 jogos por uma equipa como o Sporting não é para qualquer um, mas celebrar esse feito com um bis, sendo defesa-central, só podia mesmo ser para Sebastián Coates. O defesa voltou à versão goleadora que os adeptos recordam com saudade, por lembrar o ano do título, e, com a braçadeira de capitão, guiou os leões a uma goleada histórica.

Os números de Coates frente ao Casa Pia
Os números de Coates frente ao Casa PiaOpta by Stats Perform/LUSA

Nuno Santos (Sporting) - 8.2

Numa goleada com números tão expressivos, o espírito de eterno descontente de Nuno Santos não terá ficado satisfeito pela falta de golos, apesar das duas tentativas do esquerdino, ambas por cima da baliza de Ricardo Batista. No entanto, o ala contribuiu para o jogo ofensivo do Sporting de outras formas, destacando-se no capítulo do passe, contabilizando ainda mais uma assistência na Liga Portugal.

As estatísticas de Nuno Santos contra o Casa Pia
As estatísticas de Nuno Santos contra o Casa PiaOpta by Stats Perform/Profimedia

Médios: 

Francisco Trincão (Sporting) - 8.3

Depois de um início de temporada bem abaixo do esperado, Trincão começa a ser presença habitual neste espaço muito pelo que produziu no mês de janeiro. O esquerdino entrou revitalizado em 2024 e voltou a ter impacto no resultado, desta vez com um bis. Olhando apenas para o novo ano civil, o extremo leva já cinco golos e uma assistência em todas as competições. Antes do mês de janeiro, tinha apenas um golo marcado. A confiança sente-se em movimentos como estes.

Carlinhos (Portimonense) - 8.5

A primeira parte avassaladora do Portimonense em pleno Estádio do Bessa teve em Carlinhos o expoente máximo. O médio conduziu a equipa de Paulo Sérgio a uma vitória importante frente ao Boavista, ao assistir Hélio Varela para o primeiro golo do encontro e ao marcar o terceiro, na sequência de um livre em que mostrou toda a sua qualidade técnica e de remate. Confiante, foi espalhando classe, com passes de letra e de trivela a marcarem uma exibição de topo.

Rodrigo Zalazar (SC Braga) - 9.1

O uruguaio é cada vez mais uma peça fundamental do SC Braga e nem o resultado (1-1) o impediu de fazer parte dos melhores da jornada. De facto, só mesmo Hugo Souza evitou que o médio traduzisse uma das melhores exibições desde que chegou em Portugal em mais golos. Ainda assim, o ex-Schalke foi mesmo o único a conseguir passar pelo guarda-redes brasileiro... numa recarga.

Os números de Zalazar frente ao Chaves
Os números de Zalazar frente ao ChavesOpta by Stats Perform/Profimedia

Ángel Di Maria (Benfica) - 8.3

Fala-se do compromisso defensivo, da falta de pressão e das dificuldades que o Benfica tem, por vezes, no ataque pelos corredores, mas quando há Di María em campo tudo é possível. Presença mais do que habitual entre os melhores da ronda, o argentino pegou na equipa numa situação complicada e assistiu Arthur Cabral para um dos golos da jornada.

O mapa de calor de Di María contra o Estrela da Amadora
O mapa de calor de Di María contra o Estrela da AmadoraOpta by Stats Perform/LUSA

Avançados

Cristo González (Arouca) - 9.1

Há um Arouca revitalizado desde a chegada de Daniel Sousa e um dos jogadores que tem crescido ainda mais (já estava a ter um bom rendimento esta temporada) é o espanhol Cristo González. O extremo arouquense já é o jogador com mais remates em toda a Liga Portugal e mostrou que quem muito tenta acaba por acertar. Bisou na goleada com o Vizela e podia ter feitos muitos mais, numa exibição em que trocou as voltas aos adversários. Leva já oito golos no campeonato.

Evanilson (FC Porto) - 8.4

O momento de forma de Evanilson é tão bom que já chamou a atenção dos adeptos brasileiros e motivou conversas para uma possível chamada à seleção do Brasil na próxima paragem internacional. Pelos números e pelas exibições do avançado de 24 anos, pode dizer-se que não é caso para menos. O bis em Faro ajudou o FC Porto a manter-se no ritmo de vitórias - quatro seguidas, sempre com Evanilson a marcar. O avançado brasileiro já leva sete golos nos últimos quatro encontros dos dragões e tem crescido perante a ausência de Taremi.

Melhor jogador da 19 .ª jornada: Gyökeres (Sporting) - 9.6

Banza sabia que a sua presença na CAN colocava o lugar no topo da lista de melhores marcadores da Liga Portugal em risco e Viktor Gyökeres, como um leão predador, aproveitou a ausência do congolês para assumir o topo da cadeia alimentar no que a goleadores diz respeito. Bisou frente ao Casa Pia, mas até teve oportunidades para fazer um hat-trick e somar mais assistências, até porque também luta com Rafa (e Pote) por esse top. O sueco veio para Portugal para bater recordes e o impacto é indiscutível. 15 golos marcados, dois no último jogo em Alvalade, onde ainda fez três desarmes. Gyökeres é uma espécie de mobiliário sueco que encaixa em qualquer divisão.

Os números de Gyökeres frente ao Casa Pia
Os números de Gyökeres frente ao Casa PiaLUSA

Como são calculadas as notas?