Romaria ao Marquês de Pombal para festejar o Benfica campeão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Romaria ao Marquês de Pombal para festejar o Benfica campeão
Milhares de benfiquistas inundaram o Marquês de Pombal
Milhares de benfiquistas inundaram o Marquês de Pombal
LUSA
Milhares de adeptos do Benfica celebraram este sábado, na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, a conquista do 38.º título nacional de futebol para o clube ‘encarnado’, numa ‘romaria’ que une adeptos vindos de todo o lado.

A partir da cidade do Porto, a mais de 300 quilómetros da capital, viajou um trio de adeptas motivadas pelo desejo de celebrar o título do seu clube do coração: Conceição Viana e Maria Caldeira, mãe e filha, acompanhadas por Ana Moreira, “filha do coração”, que se apressaram em considerar o Benfica “um campeão com todo o mérito”.

Apesar de o dia estar já longo, o objetivo de rumar até Lisboa foi, no entender das três adeptas do Benfica, plenamente cumprido.

Saímos às nove e meia da manhã e depois viemos para aqui,” contam, acrescentando que ver o autocarro, com os futebolistas dos ‘encarnados’, “foi o motivo pelo qual viemos do Porto”, deixando as três a certeza de que “agora, só saímos daqui de manhã”.

As muitas famílias provenientes do exterior da capital multiplicaram-se pela conhecida praça lisboeta.

Só saímos daqui para ver os nossos ídolos”, garantia uma família de Pombal, a cerca de 170 quilómetros de Lisboa, que incluía pai, filhos, cunhados, primos e primas no que apelidaram de “religião familiar”.

De bem mais longe viajou Charles Cristo, benfiquista residente em São Tomé e Príncipe, arquipélago africano que dista mais de 4.500 quilómetros da capital portuguesa.

É um dia que me emociona sempre, hoje estou cá para a festa do Benfica. Foi uma temporada muito boa na primeira volta, na segunda volta a equipa quebrou um bocadinho, mas o Benfica é um clube muito grande, dá sempre a volta por cima e hoje somos campeões”, congratula-se.

Para celebrar o título nacional hoje alcançado pelo Benfica, Charles deixou temporariamente São Tomé e Príncipe, país lusófono que, garante, por estas horas se encontra em festa com uma grande franja de adeptos do clube encarnado.

Digo-lhe que São Tomé está um 'míni-Marquês de Pombal', lá 90% da população é benfiquista. Há festa em Portugal, em toda a CPLP há uma grande força do Benfica”, indicou o adepto são-tomense do clube da águia, entre milhares de benfiquistas de várias outras nações africanas.

Junto à rotunda na qual se encontra a icónica estátua de Marquês de Pombal, em Lisboa, adeptos provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e até Marrocos juntaram-se aos milhares de portugueses que celebraram, em clima de festa, a mais recente conquista do Benfica.

O Benfica sagrou-se hoje campeão português de futebol pela 38.ª vez, depois de vencer em casa o lanterna-vermelha Santa Clara, por 3-0, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga.

A precisar de um triunfo para assegurar matematicamente o título, o Benfica marcou por Gonçalo Ramos (7 minutos), Rafa (28) e Grimaldo (60), de penálti.

Após uma 'seca' de três temporadas, os 'encarnados' voltaram a festejar um título nacional, terminando a Liga com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto.