Rúben Amorim: "Pote vai estar de fora alguns jogos, Edwards vai estar algum tempo parado"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rúben Amorim: "Pote vai estar de fora alguns jogos, Edwards vai estar algum tempo parado"

Rúben Amorim, treinador do Sporting
Rúben Amorim, treinador do SportingSporting CP
Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez este sábado a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Boavista, da 26.ª jornada da Liga, marcado para este domingo, às 20:30, no Estádio José Alvalade, anunciando a ausência de Marcus Edwards, que se junta às lesões de Antonio Adán e Pedro Gonçalves.

Eliminação europeia: "Em relação à eliminação na Liga Europa, obviamente que o grupo está em silêncio, um bocadinho parecido quando aconteceu a eliminação com o SC Braga. Percebemos logo onde falhámos. Quanto a mim, devíamos ter ganho o jogo e a eliminatória. Não aconteceu e o foco agora é o Boavista, que está a subir nos últimos jogos. O campeonato está tão competitivo que basta duas vitórias para subir muito na classificação.

Boavista: "O Boavista vem com mais tranquilidade e que mudou o sistema desde o jogo com o Braga, com o Agra num bom momento, o Bozenik sempre perigoso, e Bruno Lourenço, que não sendo um extremo, é um jogador com a mesma ideia do Pote. Estamos preparados para o jogo e temos de vencer." 

Inexperiência na Europa: "Precisamos de crescer em todas as competições. Jogando na Europa ou não, já vencemos o Benfica e o FC Porto... Não mudei o meu discurso. Acho que já somos grandinhos o suficiente para vencermos estes jogos. Temos essa capacidade. Tivemos sempre mais por cima do jogo, na minha ótica. Criámos mais oportunidades, o que demonstra a nossa capacidade. Não mudei o discurso. Se não conseguimos vencer, é porque há alguma coisa a mudar. Já vencemos o Benfica, o FC Porto... As exibições contra as equipas mais fortes têm sido de um nível completamente diferente face ao primeiro ano. A equipa tem outra capacidade, mas em alguns momentos ainda nos falha qualquer coisa. Temos de crescer em alguns aspetos, mas temos equipa para discutir estes jogos."

Pedro Gonçalves: "Pote está a recuperar, está triste. Expliquei aos jogadores que as escolhas da Seleção às vezes já estão feitas, jogadores vivem numa pressão para poderem ir ao Europeu mas as coisas não são assim. Às vezes eu era suplente e fui a dois Mundiais. Às vezes depende das caraterísticas, do que os treinadores querem. Isto mexe com a cabeça de jogadores como o Pote ou o Nuno Santos. Mais um golo não vai mudar nada. Falei com o Pote e ele está triste porque sabe da dificuldade dos jogos que vamos ter e vai estar fora durante alguns jogos. Isso custa-lhe muito."

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Reação à eliminação europeia: "Hoje parece um mundo um bocadinho melhor. Ontem ainda foi difícil digerir. Acho que estamos lá, às vezes falta-nos qualquer coisa que acho que é culpa nossa. Quando eles são melhores aceitamos com outra facilidade. Custou bastante, mas já estamos a pensar no Boavista. Temos tudo na nossa mão. A pior sequência já passou. Agora teremos maioritariamente três dias entre jogos. Queríamos era estar em mais uma competição, mas vamos aproveitar os próximos dias para trabalhar e meter jogadores como o Pontelo ou o Koba ao nível tático e físico da equipa. Há essa parte má de não estar na competição, mas vamos aproveitar para meter a equipa melhor".

Alternativas a Pedro Gonçalves: "O Marcus (Edwards) está com uma lesão. Quando caiu no campo aguentou o jogo todo, mas vai estar algum tempo parado. Amanhã está fora, ainda não sabemos quanto tempo vai estar parado. Trincão também anda a arrastar a lesão, mas dá-nos aquilo que tem dado. Tem uma capacidade de drible muito forte, defende muito bem. O Paulinho é mais um avançado com caraterísticas diferentes. Dá-nos qualidade também na bola parada, temos que jogar com isso. Pote? É muito difícil substitui-lo, faz um bocadinho de tudo e joga com o pé direito, que quando temos que meter um jogador entrelinhas, faz muita diferença um pé direito no lado esquerdo. Teremos de pensar o jogo de forma diferente. Pote vai recuperar rápido, perde uns joguinhos e depois está de volta".

Siga o Sporting-Boavista no Flashscore

Jogo com Famalicão: "O Vasco (Fernandes, secretário técnico) estava a tratar dessas datas. O importante é não termos jogos com dois dias de intervalo. Essa é a nossa grande batalha."

Fase menos positiva de Marcus Edwards: "Acho o contrário. Sei que a postura corporal dele transmite isso, eu acho que ele está a tentar demasiado. Conheco-o, vejo-o no treino e sei disso. Talvez na primeira vez na vida, está a importar-se tanto e a sentir que não está ao nível que precisa e torna-se ainda mais ansioso. Sei que é difícil as pessoas perceberem isso a olhar para a postura dele, mas sei que ele está a tentar muito e tenho de defendê-lo. Irá voltar ao seu nível, como o Trincão voltou. Todos os jogadores têm essa fase. Sei que é difícil perceber, mas sinto que até está a tentar mais do que algumas fases que teve no Sporting".

Desentendimento entre Diomande e Gyökeres com a Atalanta: "Os ânimos estão normais. Estava pior que eles, se pudesse fazer aquilo a alguns também faria. Eles são assim, raramente jogam no treino um contra o outro, principalmente em jogos reduzidos, porque faço questão que isso aconteça para não se zangarem, já têm historial. Se há disso que esta equipa precisa é de jogadores assim. As caraterísticas deles provocam essas situações. Acho que são boas. Se fosse eu, faria pior depois de sofrermos um golo aos 40 segundos".

Soluções para substituir Pedro Gonçalves: "Tudo está em cima da mesa. Podemos chamar jogadores da formação, o Quenda, também temos o Nuno Santos, que gosta muito de atacar e se calhar via com bons olhos a subida no terreno. E o Geny também. Está tudo em aberto, ainda há outros jogadores que poderiam jogar naquela posição."

Tempo de paragem de Pedro Gonçalves: "Não sei o tempo de paragem. Tem uma lesão muscular e poderá falhar os dérbis, poderá falhar só um ou poderá não falhar nenhum. Por agora está fora."

Morita: "O Morita está bem. Está recuperado e vai a jogo".

Franco Israel: "Tem vindo a crescer, a fazer mais jogos, agora o Adán teve o azar e o Franco surgiu como natural substituto. Tem-se comportado muito bem, cada vez melhor com a bola nos pés e já fez grandes defesas. Não chamaria agarrar a oportunidade porque ele está aqui porque merece, mas sempre que foi chamado correspondeu e vai continuar na baliza. Estamos muito contentes com ele."