Mais

Sporting recebeu do Lille 19,6 milhões de euros por Rafael Leão mas quer mais

Leões reclamam valor de 45,2 milhões de euros
Leões reclamam valor de 45,2 milhões de eurosProfimedia

O Sporting comunicou na sexta-feira que recebeu do Lille 19,67 milhões de euros de indemnização pela rescisão do futebolista Rafael Leão, em 2018, mas quer mais e "continua a reclamar" um valor de 45,2 milhões de euros.

Na comunicação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Sporting dá conta do recebimento "feito espontaneamente por ação unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio", pelo que continua a exigir o pagamento da indemnização, no montante mínimo de 45.292.516 euros.

O valor pago pelo Lille corresponde ao decidido pela FIFA, relativamente a este caso, mas o Sporting interpôs recurso para o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto), em Lausana, em que exige aquela verba, que se baseia no montante da cláusula de rescisão que o avançado, agora do AC Milan, tinha aquando do assalto à academia sportinguista.

O internacional português foi um dos nove futebolistas que rescindiram unilateralmente com o Sporting, após o ataque de adeptos à Academia do clube, em Alcochete, em maio de 2018.

Na altura, Rafael Leão assinou pelos franceses do Lille, a custo zero.

O Sporting chegou a acordo e foi compensado financeiramente pelos outros quatro jogadores que acabaram por sair do clube - Rui Patrício (18 milhões de euros), Podence (7 milhões de euros), William Carvalho (16 milhões de euros), e Gelson Martins (22,5 milhões de euros, numa operação que envolveu a compra de Luciano Vietto por 7,5 milhões de euros).