Mais

Richard Mina (Liga de Quito) é baleado no Equador

Richard Mina em destaque
Richard Mina em destaqueAIZAR RALDES / AFP
O defesa da Liga de Quito, Richard Mina, está a recuperar no hospital depois de ter sido ferido com um tiro durante um assalto na madrugada de domingo no sudoeste do Equador, informou o seu clube no domingo.

Mina foi baleado na sua terra natal, Guayaquil, onde estava a passar os últimos dias de férias antes do início dos treinos de pré-época para o campeonato local de futebol da primeira divisão.

"Foi atendido num centro médico privado da cidade de Guayaquil depois de ter sido vítima de um assalto (...) O atleta encontra-se em estado estável e os exames realizados indicam que não necessita de uma intervenção cirúrgica aguda", informou a Liga de Quito num comunicado divulgado nas suas redes sociais.

O clube acrescentou que o jogador será transferido para a capital, Quito, para continuar a sua recuperação "sob supervisão médica especializada".

A imprensa desportiva local publicou uma fotografia de Mina deitado numa maca a receber cuidados médicos.

O jogador de 25 anos acompanhou o clube da capital na conquista do título da Taça Sul-Americana em 2023. Com o mesmo clube, ganhou dois torneios nacionais em 2023 e 2024.

O Equador tornou-se um dos países mais violentos do mundo devido ao tráfico de droga e ao crime organizado. Guayaquil, a capital económica do país, tem sido particularmente atingida, sendo palco de lutas ferozes entre fações criminosas que procuram controlar os carregamentos de cocaína provenientes do porto.

As figuras do desporto nacional têm sido alvo frequente de violência criminosa. Em agosto passado, o guarda-redes do clube da primeira divisão Mushuc Runa, Adonnis Pabón, foi baleado e ferido após um assalto. Em 2021, o país chorou a morte a tiro do atleta olímpico Álex Quiñónez, na altura um dos melhores velocistas do mundo.

Noutro contexto, no sábado, o avançado uruguaio Mathías Acuña, reforço do Mushuc Runa, foi encontrado morto num hotel da cidade de Ambato (centro), num aparente suicídio.