Na noite de quinta-feira, o Gimnasia y Esgrima de Mendoza, um dos recém-promovidos à divisão principal, conquistou a sua primeira vitória ao bater fora de casa o Central Córdoba por 0-1 em Santiago del Estero.
O golo que garantiu o triunfo ao Lobo mendocino foi apontado por Valentino Simoni, de cabeça, no seu jogo de estreia na elite, ao antecipar-se com um cabeceamento cruzado a um canto.
Simoni, de 21 anos, foi uma das figuras da formação do Boca e tinha marcado 13 golos em 36 partidas na época passada no torneio Proyección de juvenis, mas não foi considerado por Claudio Ubeda, o treinador dos Xeneize, e acabou emprestado para somar minutos no Gimnasia.
"Ficou-me atravessado o facto de não ter jogado no Boca, teria gostado muito de ter tido essa oportunidade. Em 2025 estive lá e não me deram a hipótese de jogar na primeira equipa", disse Simoni há alguns dias ao diário desportivo Olé sobre a sua situação no clube xeneize.

O golo de Simoni foi o primeiro do Gimnasia de Mendoza na divisão principal após 42 anos, já que o último jogo nesta categoria tinha sido no Campeonato Nacional de 1984.
O aparecimento em destaque de Simoni surge num momento difícil para o Boca, que no domingo vai estrear-se no Apertura frente ao Deportivo Riestra sem um avançado-centro na equipa inicial, pois os uruguaios Edinson Cavani e Miguel Merentiel, e Milton Giménez, os três "noves" do plantel azul e ouro, estão lesionados.
Valentino sublinhou que "não tinha espaço" no Boca, acrescentando que chegou ao Gimnasia "para ajudar e contribuir com o meu esforço, por isso agradeço a oportunidade que me estão a dar".
Vélez começa a vencer
O Vélez saiu vitorioso da sua deslocação a Córdova, onde venceu por 0-1 fora o Instituto, graças a um remate rasteiro de Tobías Andrada (90'+1).

O colombiano Álvaro Montero, guarda-redes do Vélez, foi um dos destaques no triunfo da equipa do Mellizo Guillermo Barros Schelotto, com uma exibição segura e várias intervenções de qualidade para segurar o Fortín antes do único golo da noite, que surgiu já em tempo de compensação.
"Trabalhar dá sempre frutos, soubemos aguentar um momento difícil e penso que fomos justos vencedores. Vamos continuar a crescer", destacou Montero após a vitória, no regresso à titularidade depois de vários meses como suplente.
Montero afirmou também que pretende jogar pela seleção da Colômbia, já apurada para o Mundial-2026.
"É um dos objetivos que tracei ao vir para o futebol argentino, o de lutar por uma vaga para integrar" a seleção cafetera.
Noutro dos encontros de quinta-feira, o Banfield teve de se contentar com um empate a um em casa frente ao Huracán, num jogo animado.

Mauro Méndez (47'), de cabeça, inaugurou o marcador para o Taladro do sul de Buenos Aires, que não conseguiu segurar a vantagem, e perto do fim surgiu a igualdade por intermédio do equatoriano Jordy Caicedo (84'), um dos reforços do Globo, que empurrou para a baliza um cruzamento pelo centro da área após uma boa jogada coletiva.
Ambas as equipas terminaram o encontro com 10 jogadores, devido às expulsões do jovem Thaiel Peralta (57') no Huracán e de Santiago Esquivel (79') pelo lado do Banfield.
Mais cedo, Aldosivi e Defensa y Justicia empataram a zero na cidade balnear de Mar del Plata, num jogo sem brilho e com poucas oportunidades de golo.
Também não houve muito para destacar em Santa Fé, onde Unión e Platense partilharam pontos num empate a zero, com poucas emoções ao longo dos 90 minutos.
