Argentina: Jovem emprestado pelo Boca marca no arranque do Apertura

Adeptos do Boca Juniors apoiam a sua equipa
Adeptos do Boca Juniors apoiam a sua equipaALEJANDRO PAGNI / AFP

O Boca Juniors arrasta há semanas a ausência de um avançado em boa forma, mas um dos jovens atacantes que cedeu por empréstimo marcou um golo na 1.ª jornada do torneio Apertura do futebol argentino.

Na noite de quinta-feira, o Gimnasia y Esgrima de Mendoza, um dos recém-promovidos à divisão principal, conquistou a sua primeira vitória ao bater fora de casa o Central Córdoba por 0-1 em Santiago del Estero.

O golo que garantiu o triunfo ao Lobo mendocino foi apontado por Valentino Simoni, de cabeça, no seu jogo de estreia na elite, ao antecipar-se com um cabeceamento cruzado a um canto.

Simoni, de 21 anos, foi uma das figuras da formação do Boca e tinha marcado 13 golos em 36 partidas na época passada no torneio Proyección de juvenis, mas não foi considerado por Claudio Ubeda, o treinador dos Xeneize, e acabou emprestado para somar minutos no Gimnasia.

"Ficou-me atravessado o facto de não ter jogado no Boca, teria gostado muito de ter tido essa oportunidade. Em 2025 estive lá e não me deram a hipótese de jogar na primeira equipa", disse Simoni há alguns dias ao diário desportivo Olé sobre a sua situação no clube xeneize.

Os registos do jogador
Os registos do jogadorFlashscore

O golo de Simoni foi o primeiro do Gimnasia de Mendoza na divisão principal após 42 anos, já que o último jogo nesta categoria tinha sido no Campeonato Nacional de 1984.

O aparecimento em destaque de Simoni surge num momento difícil para o Boca, que no domingo vai estrear-se no Apertura frente ao Deportivo Riestra sem um avançado-centro na equipa inicial, pois os uruguaios Edinson Cavani e Miguel Merentiel, e Milton Giménez, os três "noves" do plantel azul e ouro, estão lesionados.

Valentino sublinhou que "não tinha espaço" no Boca, acrescentando que chegou ao Gimnasia "para ajudar e contribuir com o meu esforço, por isso agradeço a oportunidade que me estão a dar".

Vélez começa a vencer

O Vélez saiu vitorioso da sua deslocação a Córdova, onde venceu por 0-1 fora o Instituto, graças a um remate rasteiro de Tobías Andrada (90'+1).

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O colombiano Álvaro Montero, guarda-redes do Vélez, foi um dos destaques no triunfo da equipa do Mellizo Guillermo Barros Schelotto, com uma exibição segura e várias intervenções de qualidade para segurar o Fortín antes do único golo da noite, que surgiu já em tempo de compensação.

"Trabalhar dá sempre frutos, soubemos aguentar um momento difícil e penso que fomos justos vencedores. Vamos continuar a crescer", destacou Montero após a vitória, no regresso à titularidade depois de vários meses como suplente.

Montero afirmou também que pretende jogar pela seleção da Colômbia, já apurada para o Mundial-2026.

"É um dos objetivos que tracei ao vir para o futebol argentino, o de lutar por uma vaga para integrar" a seleção cafetera.

Noutro dos encontros de quinta-feira, o Banfield teve de se contentar com um empate a um em casa frente ao Huracán, num jogo animado.

Resultados na Argentina
Resultados na ArgentinaFlashscore

Mauro Méndez (47'), de cabeça, inaugurou o marcador para o Taladro do sul de Buenos Aires, que não conseguiu segurar a vantagem, e perto do fim surgiu a igualdade por intermédio do equatoriano Jordy Caicedo (84'), um dos reforços do Globo, que empurrou para a baliza um cruzamento pelo centro da área após uma boa jogada coletiva.

Ambas as equipas terminaram o encontro com 10 jogadores, devido às expulsões do jovem Thaiel Peralta (57') no Huracán e de Santiago Esquivel (79') pelo lado do Banfield.

Mais cedo, Aldosivi e Defensa y Justicia empataram a zero na cidade balnear de Mar del Plata, num jogo sem brilho e com poucas oportunidades de golo.

Também não houve muito para destacar em Santa Fé, onde Unión e Platense partilharam pontos num empate a zero, com poucas emoções ao longo dos 90 minutos.