De acordo com um comunicado de imprensa, o gatilho imediato foi a revogação do estatuto de clube sem fins lucrativos, que se tornou conhecido num curto espaço de tempo.
No entanto, também já não havia fundos suficientes disponíveis para continuar as atividades de jogo. Em consequência desta evolução, não se podiam esperar novos donativos em dinheiro ou em espécie num montante significativo, acrescentou.
O objetivo da atual administração da insolvência é reduzir a dívida do clube e, assim, preservar o emblema alemão. A direção do clube de Uerdingen e um grupo de apoiantes pretendem desenvolver um conceito viável para o futuro, com novas estruturas e uma base financeira sólida. Uma nova equipa deverá competir na Oberliga na nova época.
No início de abril, o tribunal de Krefeld abriu um processo de insolvência contra o antigo clube do Grupo Bayer, a pedido das autoridades fiscais e das companhias de seguros de saúde, "devido a insolvência e sobre-endividamento".
A última vez que o Uerdingen foi despromovido da Bundesliga foi em 1996. Em 2008, o clube chegou mesmo a descer para a sexta divisão. O processo de insolvência já tinha sido aberto várias vezes.