"Acreditamos firmemente que o sucesso desportivo também deve ser recompensado com uma merecida promoção", afirmou o diretor desportivo do Schalke, Frank Baumann:"Um título de campeão na Regionalliga deve significar automaticamente a promoção para a terceira divisão. Qualquer outra coisa prejudica a integridade da competição e torna mais difícil o desenvolvimento a longo prazo das perspectivas desportivas."
O Magdeburgo expressou sentimentos semelhantes."O nosso objetivo é uma reforma que crie uma verdadeira igualdade de oportunidades para todas as ligas regionais e garanta que todos os campeões serão promovidos diretamente no futuro - independentemente da estrutura da liga", disse o diretor desportivo Otmar Schork:"Queremos assumir a responsabilidade, impulsionar uma reforma estrutural e trabalhar ativamente para uma solução sensata".
O Union Berlin já se pronunciou na Bundesliga, enquanto o Dínamo de Dresden e o Hertha Berlin se juntaram ao Schalke e ao Magdeburg na segunda divisão. O Schalke, por seu lado, é o primeiro clube profissional com uma equipa de sub-23 a jogar na liga regional a apoiar a iniciativa. O objetivo é conseguir a criação de um grupo de trabalho oficial no Bundesestag da DFB de 2025. Numa segunda fase, deverá ser adoptada uma reforma vinculativa na assembleia extraordinária da DFB Bundesestag de 2026, para que entre em vigor na época 2027/28.
O movimento foi fundado em Chemnitz, em 12 de fevereiro de 2025, e assume-se"como uma aliança inter-clubes para uma maior equidade, segurança de planeamento e justiça desportiva no sistema da liga alemã". Atualmente, apenas três dos cinco campeões das ligas regionais podem ser promovidos diretamente à terceira divisão, pelo que dois campeões do norte, nordeste ou Baviera têm de competir entre si num play-off - um modo que priva pelo menos um campeão da promoção todos os anos e que é criticado pela iniciativa como"injusto em termos desportivos".