Mais

Adeptos do Lyon revoltam-se contra John Textor: "Está declarada guerra"

A loja do Lyon foi alvo de pinturas
A loja do Lyon foi alvo de pinturasAlbin Bonnard / Hans Lucas / Hans Lucas via AFP
Com faixas espalhadas pela cidade e comentários desanimados, os adeptos do Lyon dividiam-se, na quarta-feira, entre o choque com o anúncio da despromoção do clube à Ligue 2 e a raiva contra o proprietário do clube, John Textor.

"Textor fora!" O principal grupo orrganizado de adeptos do Lyon, os Bad Gones, recorreu às suas redes sociais assim que o sol nasceu para exibir em pontes e muros da capital gaulesa várias faixas hostis ao americano, que é o acionista maioritário do clube desde o final de 2022.

Na circular de Lyon, podia ler-se"Textor: a guerra está declarada" numa grande faixa pendurada numa ponte pedonal, como observou um fotógrafo da AFP na manhã de quarta-feira.

"Alguns deles podem ter acreditado sinceramente nos projectos. Estão sempre a acreditar em novos projectos, mas é preciso ser lúcido. Textor é um homem de negócios, veio para ganhar algum dinheiro", disse Ernest Ronot, um professor de 21 anos de Lyon, entrevistado pela AFP na manhã de quarta-feira.

Os Bad Gones apelaram a John Textor para que "desapareça da paisagem de Lyon", num comunicado divulgado na terça-feira à noite. O grupo considera que o norte-americano, que relegam para o estatuto de "adepto do Botafogo", o clube brasileiro de que também é proprietário através da sua sociedade gestora de participações sociais, "nunca foi e nunca será o homem certo para o cargo".

"Dada a situação, acho que não temos muito a dizer (...), infelizmente. Agora, é sempre um golpe duro de suportar, mas vamos ultrapassá-lo", comentou outro habitante de Lyon, Didier Garnero, um educador de 59 anos, sem deixar de apontar a ironia da situação na próxima época: um provável futuro dérbi com o eterno rival Saint-Etienne, mas agora na Ligue 2.

"Já estive na Ligue 2, já estive na primeira divisão. Vi os primeiros jogos da Taça dos Campeões Europeus. Fiz parte da grande epopeia", recorda um dos filhos da cidade, Frédéric Tarlet, 51 anos, natural de Lyon. " Há oito ou dez anos que sinto o mal-estar (...) E agora estamos no fundo do poço", diz.

O Lyon anunciou na terça-feira à noite que iria "recorrer imediatamente" da decisão da DNCG de despromover o clube para a Ligue 2, considerando "incompreensível" a decisão do organismo de controlo financeiro do futebol profissional francês.