Eric Cantona homenageado pelo Auxerre, o seu clube de formação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eric Cantona homenageado pelo Auxerre, o seu clube de formação

Eric Cantona no Auxerre, este sábado
Eric Cantona no Auxerre, este sábadoAJ Auxerre
Na manhã deste sábado, o AJ Auxerre atribuiu o nome de Eric Cantona à sala de futebol do seu centro de formação, na presença do antigo jogador internacional francês, formado no clube no início dos anos 80, antes de se tornar famoso.

A cerimónia contou com a presença do antigo treinador emblemático Guy Roux, do presidente executivo do Auxerre, Baptiste Malherbe, do antigo diretor do centro de formação, Daniel Rolland, e de vários antigos jogadores. O evento teve lugar numa altura em que o ator e cantor Eric Cantona, de 57 anos, está atualmente a trabalhar no teatro de Auxerre, a preparar um espetáculo musical.

"Auxerre é uma cidade que significou muito para mim. A AJA é a minha família. Aqui vivi momentos muito intensos, que me ajudaram a desenvolver. O facto de um clube de uma pequena cidade como esta se manter no topo após várias décadas é excecional", declarou Cantona na ocasião.

Antes de se tornar uma lenda do outro lado do Canal da Mancha, com o Manchester United, o "Rei" começou a sua carreira no Auxerre, onde fez parte da primeira geração de jogadores formados pelo clube local, em 1981.

"Tive uma educação excecional. Na minha vida, sempre agi por instinto e senti que havia algo aqui. Não me enganei. Estou muito feliz. Sinto-me como se tivesse novamente 15 anos", acrescentou o antigo internacional francês (45 internacionalizações, e 20 golos).

"Eric continua muito ligado a este clube e fala dele de uma forma incrível. Este novo nome para a sala de futebol deve permitir-nos transmitir essa herança", acrescentou Baptiste Malherbe.

Depois de deixar o Auxerre em 1988, Eric Cantona jogou no Marselha (1988-91), a sua cidade natal, e foi emprestado ao Bordéus (1989) e ao Montpellier (1989-1990). Depois de uma última passagem por um clube francês (Nîmes, em 1991), "Eric, o Rei" atravessou o Canal da Mancha e encontrou a fama em Inglaterra, primeiro no Leeds (1992) e depois no Manchester United (1992-1997), onde hoje é uma lenda viva.

Conquistou um total de cinco títulos da liga inglesa - incluindo quatro com os Red Devils -, quatro Charity Shields e duas Taças de Inglaterra. O Auxerre está atualmente na Ligue 2 e tem como objetivo regressar à primeira divisão do futebol francês.