Mais

Salvo da falência, o Sochaux pode finalmente jogar na divisão nacional

Sessão de treino em Bonal a 2 de agosto
Sessão de treino em Bonal a 2 de agostoAFP
Após uma batalha que durou quase dois meses, o Sochaux obteve na quinta-feira autorização da DNCG e depois da Federação Francesa de Futebol (FFF) para jogar esta época na Divisão Nacional, o terceiro escalão do futebol francês, evitando assim a falência.

Poucas horas após a decisão da DNCG, o organismo de controlo financeiro do futebol francês, o comité executivo da FFF "ratificou o parecer favorável (...) para manter o estatuto profissional do FC Sochaux-Montbéliard na National 1 para a atual época 2023-2024 (que começou a 11 de agosto)", segundo o seu comunicado de imprensa, especificando que a massa salarial e as despesas de transferência deste histórico clube francês seriam controladas.

O projeto FCSM2028 e o orçamento apresentado por Jean-Claude Plessis e Pierre Wantiez, à frente de um grupo de investidores privados, convenceram assim as autoridades do futebol. Esta decisão afasta o espetro da falência que pairava sobre este clube histórico do futebol francês.

"Os novos dirigentes vão agora trabalhar para implementar o seu projeto, tendo como primeira prioridade a construção de uma equipa desportiva competitiva para fazer boa figura no Campeonato Nacional, cujo primeiro jogo para o FCSM está marcado para sexta-feira, 25 de agosto, em casa do Red Star FC ", escreve o FC Sochaux-Montbéliard num comunicado.

O objetivo: não descer

Jean-Claude Plessis assumirá o cargo de presidente do clube e Pierre Wantiez o de diretor-geral, revelou este último durante uma videoconferência com a imprensa durante a tarde. "O problema começa amanhã", disse Jean-Claude Plessis. "Foi quase a luta da minha vida. Ainda não acabou, não temos uma equipa, vamos ter de a formar (...) O objetivo é não descer e subir na próxima época". 

Nono classificado da Ligue 2 na época passada, o clube quase centenário foi abandonado pelo seu proprietário, o grupo imobiliário chinês Nenking, que se encontrava em sérias dificuldades financeiras.

Em julho, foi lançado um projeto liderado por Romain Peugeot, bisneto do fundador do clube, para tentar manter o Lionceaux na Ligue 2. No entanto, o projeto não conseguiu convencer o comité executivo da FFF, o Comité Nacional Olímpico e Desportivo Francês (CNOSF ) e o Tribunal Administrativo de Paris.

O ex-presidente do clube, Jean-Claude Plessis, que esteve à frente do clube de 1999 a 2008, e Pierre Wantiez, que havia retornado expressamente do AC Le Havre, assumiram o problema, conseguindo inicialmente chegar a um acordo de venda com o Nenking antes de convencer o DNCG.

"Tínhamos um dossier muito bom e equilibrado, com investidores da região de Franche-Comté e habitantes locais. Penso que isso foi muito apreciado. (...) O mundo do futebol queria que nós conseguíssemos", afirma Jean-Claude Plessis.

"Uma união sagrada"

O antigo presidente da FCSM e o homem que foi seu dirigente à frente do clube de Doubles (2000-2008) reuniram um grupo de investidores privados, mas também obtiveram uma contribuição financeira substancial das autoridades locais e do grupo de adeptos Sociochaux, que estão a participar no capital e nas estruturas de governação do clube.

"Devemos recordar este momento histórico de unidade sagrada com o objetivo de celebrar o nosso centésimo aniversário entre a elite do futebol francês", disse o clube, referindo-se ao centenário que terá lugar em 2028, e que deu o nome ao projeto de aquisição, FCSM2028. Pierre Wantiez congratula-se com o facto de "o clube ter sido salvo com a ajuda das autoridades locais e dos adeptos. É talvez a primeira vez que um salvamento é tão coletivo. Continuamos a receber pessoas que queiram participar no projeto".

Fundado em 1928 no berço do construtor automóvel Peugeot, o clube de Sochaux foi um modelo de estabilidade durante quase 90 anos, quando era propriedade da família com o mesmo nome, que o vendeu em 2014. O Sochaux foi um dos membros fundadores da primeira liga profissional francesa, em 1932-1933. Os Lionceaux foram campeões franceses por duas vezes (1935, 1938) e ganharam a Taça de França por duas vezes (1937, 2007), bem como a Taça da Liga em 2004.