Recorde as incidências da partida

O empate aumentou o tabu do Cruzeiro sem triunfos contra o América-MG em jogos do Mineiro para 11 jogos. A última vitória cruzeirense diante do Coelho para o Estadual foi em 2019, ano também na última conquista da Raposa. Com o empate, a equipa de Leonardo Jardim terá de vencer o duelo da segunda mão para avançar para a final. O empate leva a decisão para os penáltis.
O América-MG saiu do Mineirão com gosto de vitória, ao procurar o empate no segundo tempo. Mesmo com melhor campanha na fase de grupos, o Coelho não terá vantagem de dois resultados iguais na segunda mão e precisará de uma vitória para avançar nos 90 minutos. O trunfo dos americanos está na força na sua casa, onde não perde há 15 meses.
O jogo de da segunda mão entre América-MG e Cruzeiro será no próximo fim de semana, ainda sem dia e horário definido. O vencedor do duelo enfrentará quem passar de Tombense e Atlético-MG. O Galo venceu o primeiro jogo por 2-0.

O primeiro tempo entre Cruzeiro e América-MG foi marcado pelo equilíbrio, com chances para ambos os lados. O Coelho iniciou pressionando a saída de bola da Raposa e gerou muito incómodo. Em alguns momentos a equipa roubou a bola próxima da área e quase marcou. Fabinho teve duas boas oportunidades, mas não conseguiu converter.
O Cruzeiro respondeu com finalizações de Gabigol e Matheus Pereira de fora da área, ambas defendidas pelo guarda-redes Matheus Mendes. O momento decisivo ocorreu aos 37 minutos, quando Adyson cometeu penálti em Matheus Pereira, revisto e confirmado pelo VAR. Gabigol converteu a penalidade, colocando o Cruzeiro em vantagem.
No regresso do intervalo, o América-MG voltou buscando o empate e Renato Marques quase deixou tudo igual. Porém, o Cruzeiro ajustou-se na segunda etapa e passou a controlar o jogo. A Raposa quase marcou quando Matheus Henrique acertou a trave. Em seguida, após um erro na saída de bola, Matheus Pereira forçou Matheus Mendes a fazer uma boa defesa.
Depois de resistir as investidas do Cruzeiro, o América-MG contou com a sorte para deixar tudo igual. Aos 86 minutos, Cauan Barros empatou para o América com um remate desviado. Nos acréscimos, Matheus Pereira quase colocou a Raposa de novo à frente, mas parou em Matheus Mendes.