O clube, de propriedade conjunta do empresário de Miami Jorge Mas e do ex-jogador inglês David Beckham, enviou um e-mail aos adeptos na quinta-feira com detalhes sobre os preços de renovação dos ingressos.
O bilhete de época mais barato desta época era de 485 dólares (458 euros), mas o "efeito Messi" significa que subiu para 884 dólares (834 euros) por um lugar atrás da baliza para os 17 jogos da MLS em casa. Isso equivale a 49 euros por partida.
Os assentos que oferecem uma visão mais ampla, perto da linha de meio-campo e com acesso a uma área de alimentação e bebidas do "clube", aumentaram de 3 399 euros para 7 224 euros, e há aumentos semelhantes para os assentos mais caros.
O bilhete de época mais barato para assistir ao Manchester City, campeão europeu e da Premier League, custa 469 dólares (442 euros) e o mais caro 1.256 dólares (1186 euros), embora os acordos de hospitalidade sejam separados dos bilhetes de época. No Barcelona, antigo clube de Messi, o preço mais baixo para um passe de temporada é de 361 euros e o mais caro é de 867 euros.
Os detentores de bilhetes para a temporada foram protegidos do aumento maciço dos preços dos ingressos para os jogos em Miami, provocado pela chegada de Messi em julho.
Na verdade, alguns lucraram com a venda dos bilhetes para jogos individuais no mercado secundário de por preços bem mais altos. Os adeptos poderão trocar os seus assentos por opções mais baratas se desejarem, e uma fonte do clube disse que há uma extensa lista de espera pelos bilhetes para a temporada.
O clube está apenas na quarta época da sua existência e o incómodo é particularmente agudo entre os adeptos que passaram anos à espera de ter uma equipa da MLS para apoiar.
Ed Serrano, que foi um dos líderes da campanha para trazer uma equipa da MLS para o sul da Flórida, passando anos a fazer lobby junto dos dirigentes da liga e a organizar eventos para angariar apoio, disse que sabe de muitos adeptos que estão a pensar em não renovar.
"É uma loucura. Esperava que subissem, mas no máximo 50%. Estes tipos só estão a pensar em ganhar dinheiro e há muita procura, por isso pensam que se vão safar", disse à AFP: "Talvez estejam à procura apenas da elite para ver os jogos e esquecer as outras pessoas. Eles vão perder pessoas assim se continuarem com essa mentalidade".
Novo estádio
O clube planeia mudar-se do seu estádio temporário DRV PNK, em Fort Lauderdale, para um novo local, o Miami Freedom Park, junto ao Aeroporto Internacional de Miami, em 2025.
O estádio, no valor de 350 milhões de dólares (330 milhões de euros), fará parte de um projeto de mil milhões de dólares para venda a retalho, entretenimento, escritórios e hotéis. A mudança para a nova casa está prevista para o último ano do contrato de 150 milhões de dólares (141 milhões de euros) que Messi tem com o clube.
Uma fonte do clube disse que o aumento de preço reflecte as mudanças no campo depois da chegada de Messi, juntamente com os antigos internacionais espanhóis Sergio Busquets e Jordi Alba, bem como os investimentos mais amplos que estão a ser feitos.
Mas Serrano teme que o aumento de custos possa prejudicar a construção de uma base de fãs para o futuro.
"Um dia Messi vai desaparecer... não estão a pensar no panorama geral. São os adeptos de base que estão a afugentar e que pode nunca mais voltar", disse.
Alguns adeptos que já se dispuseram a gastar grandes somas para garantir assentos estão a repensar a abordagem para a próxima temporada.
Jeffrey Skatoff, de Palm Beach Gardens, que gastou mais de 20.000 dólares (18 mil euros) em sete bilhetes para a época, para a família e amigos, disse que o preço de renovação que lhe foi proposto fez com que o total subisse para 53.550 dólares (50 mil euros).
"Gostei de ter sete bilhetes para a época. Podia oferecê-los ou trazer adeptos ocasionais aos jogos, porque o preço era decente. Agora, provavelmente, vou passar de sete bilhetes de época para dois", disse.
Serrano, conhecido entre os adeptos do Inter como o "Tio Ed", diz que, apesar das suas fortes objecções, é provável que continue a desembolsar o dinheiro.
"Estou muito chocado com tudo isto. Estava a pensar em boicotar, mas gosto demasiado da equipa e lutei tanto para a conseguir que não consigo fazê-lo".