Mais

Alarmes soam no Inter Miami de Messi após perda de mais um título

Messi não evitou eliminação
Messi não evitou eliminaçãoCHRIS ARJOON / AFP
Lionel Messi deixou o campo desanimado após a eliminação do Inter de Miami nas meias-finais da Liga dos Campeões da CONCACAF, mais uma deceção para uma franquia que ainda quer conquistar títulos.

Diante dos seus adeptos, o ambicioso clube norte-americano foi derrotado por 1-3 pelos Vancouver Whitecaps, do Canadá, que avançaram para a final com um agregado de 5-1.

O clube de Messi foi novamente excluído da final do principal torneio da CONCACAF e ficou extremamente preocupado a apenas um mês e meio da estreia no Mundial de Clubes.

O projeto de Miami, que espera que Leo prolongue a sua permanência por mais uma temporada, corre o risco de contar com quatro estrelas entre 36 e 38 anos: o argentino e os seus eternos parceiros Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba.

No ano passado, depois de completar a melhor temporada regular da liga norte-americana (MLS), o Inter vacilou na primeira fase dos play-offs e ficou longe do cobiçado primeiro título nacional.

Com mais um ano de vida, o Quarteto Fantástico tem pela frente um calendário ainda mais exigente, com a MLS, a Taça dos Campeões, a Taça da Liga e agora também o alargado Mundial de Clubes.

Carga pesada

O argentino Javier Mascherano, que não tem muita experiência como técnico, está à frente da equipa e não tem um substituto garantido para o jovem mais talentoso do plantel, o paraguaio Diego Gómez, que foi transferido para o Brighton, da Inglaterra.

O Inter também facilitou a defesa dos adversários ao concentrar a criação de jogadas em Messi, cujo desempenho caiu em comparação com o primeiro ano e meio da sua passagem pelos Estados Unidos.

O capitão da Albiceleste tem oito golos em 14 jogos em todas as competições e, apesar de muitas vezes ter momentos de brilhantismo, a carga ofensiva sobre os seus ombros está a tornar-se cada vez mais pesada.

O uruguaio Suárez, por sua vez, parece ter perdido o jeito e está há nove jogos sem marcar.

A fase do Inter Miami
A fase do Inter MiamiFlashscore

Sergio Busquets também está longe da sua melhor forma e Jordi Alba, apesar de ainda ser uma ameaça ofensiva, cria desequilíbrios ao negligenciar as suas funções defensivas.

Contra o Vancouver, o Inter teve de recuperar de uma desvantagem de 2-0 no jogo da 1.ª mão e as esperanças foram renovadas quando Alba abriu o marcador aos nove minutos.

Mas os Whitecaps, a grande surpresa da temporada da MLS, não se abateram com a pressão e deram a volta por cima com golos quase consecutivos de Brian White e do equatoriano Pedro Vite, e quase humilhação com o terceiro golo de Sebastian Berhalter.

Mundial de Clubes no horizonte

Em declarações à imprensa, Mascherano lamentou que a sua equipa não tenha conseguido manter a calma quando teve muito tempo pela frente para empatar a série.

"Fizemos o mais difícil", comentou. "O que não esperávamos era que, em três minutos, eles conseguiriam o empate com duas jogadas no início do segundo tempo, quando precisávamos de estar mais calmos", acrescentou.

Assim, a equipa da Flórida não conseguiu aproveitar a sua maior experiência e teve dificuldades para acompanhar o ritmo da dinâmica equipa de Vancouver.

O técnico, o dinamarquês Jesper Sorensen, deu uma ideia dos pontos fracos do adversário na sua análise.

Calendário do Mundial de Clubes
Calendário do Mundial de ClubesFlashscore

"É justo dizer que temos uma equipa mais jovem e também mais capaz de correr e jogar com alta intensidade", disse.

Após o golpe, Mascherano pediu foco na MLS, onde a equipa está em quinto lugar na Conferência Este, sem pensar ainda na grande vitrine do Mundial de Clubes.

A contagem regressiva, no entanto, já começou para a partida de abertura, no dia 14 de junho, contra o Al Ahly, do Egito.

O FC Porto e o Palmeiras serão os outros adversários do grupo de uma equipa que, a não ser que melhore, corre o risco de ter resultados que deixarão a reputação de Messi em maus lençóis.