Mais

Capitão dos Los Angeles Galaxy obrigado a reduzir o salário: “Sou campeão e recebo menos”

Maya Yoshida com a braçadeira dos Glaaxy
Maya Yoshida com a braçadeira dos GlaaxyMLS
Maya Yoshida deixou duras críticas ao sistema da MLS. O central dos Los Angeles Galaxy viu-se obrigado a reduzir o salário de 800 mil dólares (773 mil euros) que reduzia na época passada.

Aos 36 anos, Maya Yoshida rumou aos Estados Unidos depois de uma longa carreira no futebol europeu, onde passou por Venlo, Southampton, Sampdoria e Schalke. A mudança para Los Angeles podia significar um ocaso mais sossegado, mas nada disso.

Com 41 jogos, o japonês foi o jogador com mais jogos dos Los Angeles Galaxy, a equipa que conquistou a MLS. Um esforço que foi recompensado com um corte salarial.

Dos jogadores utilizados pelos Galaxy na final, Yoshida era o único cujo vínculo terminou em 2024. E a renovação para 2025 aconteceu na pior altura, porque a equipa teve de passar contar com mais 1 milhão de dólares (966 mil euros) no tecto salarial de 5,95 milhões de dólares (5,75 milhões de euros) após os contratos de Dejan Joveljic e Gabriel Pec terem ultrapassado os 22 anos de idade (que confere condições especiais aos contratos).

A pré-temporada acabou por ser animada em Los Angeles. Will Kuntz trocou Jalen neal, Marco Delgado, Gastón Brugman (o melhor jogador da final) e Joveljic para as contas baterem certo. E mesmo assim, Yoshida vai ter de baixar significativamente o salário de 800 mil dólares (773 mil euros) para continuar nos Galaxy.

É injusto, para ser honesto. Sou campeão e recebo menos. Toda a gente sabe que isto não devia acontecer”, atirou ao LA Times, deixando uma crítica à liga: “Nos outros desportos – basquetebol, basebol, futebol americano – não há competição do exterior, mas no futebol é diferente. Os jogadores vão para onde têm o melhor contrato, é por isso que o Médio Oriente é famoso agora e a China era há cinco anos. O capitalismo funciona assim e eu pensava que a América era capitalista”.

Os números de Yoshida
Os números de YoshidaFlashscore