Mata, que prossegue a sua carreira de jogador na liga australiana, será o primeiro futebolista internacional no ativo a deter um investimento numa equipa da MLS, informou o San Diego FC em comunicado na quarta-feira.
O inglês David Beckham, proprietário minoritário do Inter Miami, era até agora o único antigo internacional envolvido como investidor numa equipa da MLS.
O San Diego FC será a 30.ª equipa da liga norte-americana na próxima época e entre as suas primeiras contratações está o internacional mexicano Hirving Chucky Lozano.
"Juntar-me ao San Diego FC como parceiro de investimento é uma oportunidade empolgante de ajudar a construir algo verdadeiramente especial numa cidade e numa liga que está a registar um crescimento incrível", afirmou Mata no comunicado do clube californiano.
Para além da sua carreira futebolística, que o viu jogar no Manchester United e no Chelsea, Mata também liderou iniciativas de caridade como o "Common Goal", que incentiva os futebolistas de todo o mundo a doarem um montante fixo do seu salário a causas sociais.
O "Common Goal" é também um parceiro da Right to Dream, uma comunidade de academias e equipas de futebol em vários continentes presidida pelo proprietário do San Diego FC, o bilionário egípcio-britânico Mohamed Mansour.
"O empenhamento deste clube e da Right to Dream em causar impacto na comunidade, a excelência e uma visão de sucesso a longo prazo alinham-se perfeitamente com os meus próprios valores", afirmou Mata, que visitou academias no Egito e na Dinamarca nos últimos anos.
O espanhol, que se transferiu para o Western Sydney Wanderers da A-League em setembro passado, passou pelas camadas jovens do Real Madrid e começou a sua carreira profissional no Valência antes de se transferir para a primeira divisão inglesa, onde jogou no Chelsea, com o qual venceu a Liga dos Campeões de 2012, e no Manchester United.
Com a seleção espanhola, conquistou os troféus do Campeonato do Mundo de 2010 e do Campeonato da Europa de 2012.