Nas horas que antecederam o seu jogo como visitante frente ao Mazatlán, enquanto os jogadores aguardavam no hotel de concentração, Germán Berterame soube que o pagamento da cláusula tinha sido efetuado para se tornar novo jogador do Inter Miami da MLS. Uma notícia que teve ainda mais impacto do que a goleada dos Rayados frente à equipa sinaloense.
Berterame obteve a cidadania mexicana em 2024, cinco anos depois de ter chegado ao Atlético San Luis. Desde então, o avançado formado no San Lorenzo tornou-se presença habitual na seleção mexicana, procurando inverter a histórica falta de goleadores. Uma decisão fundamental que o consolidou com vista ao Mundial deste ano.
A chamada de Messi
O mau momento vivido pelo Tri nos últimos meses afetou inúmeros jogadores. Mas, se há alguém que saiu relativamente ileso desse contexto adverso, foi, sem dúvida, Germán Berterame. Porque, embora ainda não seja a solução definitiva para os problemas de finalização identificados pelos adeptos, para a equipa técnica de Javier Aguirre trata-se de um avançado completo que resolve várias questões táticas.
No entanto, a saída de Berte para Miami acendeu os alarmes no seio do Tri, que considera que o nível da MLS é inferior ao da Liga MX, onde se tinha afirmado como um avançado de topo. Contudo, mais do que qualquer análise desportiva, o fator decisivo para que se concretizasse a transferência mais sonante da época foi uma chamada de Lionel Messi, que perguntou ao avançado mexicano se gostaria de jogar ao seu lado.
Com a época já iniciada nos Rayados e independentemente da opinião do seu círculo sobre o nível do futebol norte-americano, Berterame não resistiu ao convite de Messi e comunicou a sua decisão à direção do clube de Monterrey, convicto de que este passo marcante na sua carreira não lhe retirará crédito como atacante do Tri.
Uma despedida em clima de festa
A notícia da saída de Berterame despertou o interesse naquele que era, provavelmente, o jogo mais irrelevante dos Rayados em toda a temporada. Frente a um Mazatlán abandonado, que irá desaparecer no final do Clausura 2026, Berte marcou um dos seis golos na vitória clara por 5-1 do Monterrey.
Ao ser substituído, Berterame não escondeu as emoções. Com um sorriso rasgado e enquanto todos os seus companheiros o abraçavam numa despedida sentida, o naturalizado mexicano despediu-se do seu percurso na Liga MX após quase sete anos desde que chegou a um país que, sem dúvida, lhe mudou a vida para sempre.

