Mais

Giorgio Chiellini é o novo coproprietário do Los Angeles FC

Giorgio Chiellini na sua apresentação como jogador do Los Angeles FC
Giorgio Chiellini na sua apresentação como jogador do Los Angeles FCFrederic J. BROWN / AFP
Depois de terminar a sua carreira de jogador no LAFC, Giorgio Chiellini tornou-se coproprietário do clube americano, mantendo o seu papel de treinador da Juventus. No entanto, esta mudança suscitou dúvidas e críticas entre os adeptos da Juventus, que estão preocupados com este duplo compromisso.

Após a sua nomeação como Diretor de Estratégia de Futebol da Juventus, em junho, Giorgio Chiellini anunciou que se tinha tornado um dos proprietários do Los Angeles Football Club (LAFC), a equipa com a qual terminou a sua carreira de jogador.

Chiellini jogou a sua última época profissional em 2022/23 com o LAFC, ajudando o clube a vencer o Campeonato dos Estados Unidos e o Supporters' Shield, ao lado de companheiros de equipa experientes como Gareth Bale. Agora, algum tempo depois, regressa ao clube californiano, mas numa nova função, de coproprietário.

O anúncio oficial foi feito através de uma publicação no seu perfil do Instagram: "Tenho o orgulho de anunciar que, a partir de hoje, sou oficialmente um dos proprietários do LAFC. Desde o primeiro dia em Los Angeles, senti-me em casa, dominado por uma energia única. Alimentada por pessoas genuínas, valores partilhados e um sonho comum de construir algo de que nos possamos orgulhar, dentro e fora do campo."

"O LAFC superou todas as expectativas: deu-me a oportunidade de terminar a minha carreira de jogador da melhor maneira possível e, pouco depois, de crescer com o meu primeiro cargo de treinador fora do campo de jogo", acrescentou o antigo internacional italiano.

Após a sua reforma, o antigo defesa assumiu o papel de treinador de desenvolvimento de jogadores na equipa dirigida pelo treinador do LAFC, Steve Cherundolo.

"Foi precisamente por estas razões que manifestei o meu desejo de adquirir uma participação no clube no ano passado, e agora posso finalmente anunciá-lo a todos. No meu novo papel de proprietário, colocarei toda a minha experiência e paixão à disposição do clube, mantendo, naturalmente, o meu papel e os meus compromissos na Juventus. Obrigado ao LAFC por esta oportunidade! Estou muito feliz por fazer parte desta jornada, e estamos apenas no início", acrescentou Chiellini.

Dúvidas e polémica entre os adeptos da Juventus

O anúncio da nomeação de Giorgio Chiellini como coproprietário do LAFC gerou imediatamente controvérsia entre os adeptos da Juventus, que têm dificuldade em conciliar esta nova função com o emblema italiano.

Muitos adeptos recorreram às redes sociais para expressar a sua descrença e preocupação, escrevendo comentários como "Como é que se pode seguir a Juve e o LAFC?", "Pensem na JUVE, obrigado" e "Sinceramente, não percebo esta decisão agora. Estamos sem DS e no meio do mercado e estão a pensar no LA? Timing abaixo de zero".

As reações mais fortes não se fizeram esperar, com muitos a manifestarem uma clara discordância, considerando o duplo ato como um sinal de falta de dedicação à Velha Senhora. Frases como"Longe da Juventus", "Já estamos mal, até um treinador com um pé nos dois sapatos", "Demita-se. Obrigado" e" A Juve não pode ser vivida a tempo parcial" inundaram as redes, sublinhando um sentimento de traição por parte daqueles que consideravam Chiellini um símbolo intocável.