GOATwatch: CR7 falhou penálti mas continua a perseguir recorde, Messi tem a sua Taça em dezembro

GOATwatch: tudo sobre a eterna rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo
GOATwatch: tudo sobre a eterna rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano RonaldoFlashscore / ČTK/imago sportfotodienst/PRIME SPORTS IMAGES/FILIPE OLIVEIRA & Sipa USA/ddp USA/Profimedia

GOATwatch - Quem é o "melhor de todos os tempos"? Entre recordes, desempenhos brilhantes e manchetes fora dos relvados, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo continuam a proporcionar-nos histórias para toda a vida, mesmo com quase 40 anos de idade, que seguimos semanalmente. Esta semana, CR7 viveu uma montanha-russa de emoções, enquanto Lionel Messi brilhou pelo clube e pela seleção em Miami, abrindo caminho para o GOATwatch.

Recordes, golos e o penálti falhado por Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo teve uma semana típica de CR7: cheia de extremos. Primeiro foi o drama de sábado: o jogador de 40 anos falhou um penálti contra a Irlanda, aos 75 minutos, mas Rúben Neves salvou Portugal com um golo no último minuto para fazer o 1-0 e manter a invencibilidade na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Na terça-feira, CR7 marcou dois golos contra a Hungria (22' e 45+3') e deu a volta ao jogo, embora Dominik Szoboszlai tenha empatado a partida com o 2-2 nos descontos.

No entanto, o avançado português fez história: com os seus golos número 40 e 41 na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, é agora o único recordista de golos nesta competição. Uma pequena gota de amargura: Portugal terá de adiar até novembro a qualificação direta para o Campeonato do Mundo de 2026.

Lionel Messi, por outro lado, provou ser um capitão eficiente, como de costume. Depois da Argentina ter tido dificuldades para vencer a Venezuela por 1-0 na sexta-feira, sem o capitão, Messi voltou na terça-feira. Apesar de não ter marcado na vitória por 6-0 sobre Porto Rico, no estádio do Inter de Miami, entrou para a história do futebol: com 60 assistências internacionais, ultrapassou Neymar e tornou-se o único recordista.

Entre uma partida e outra, também brilhou na MLS: na vitória de 4-0 do Inter Miami sobre o Atlanta United, Messi marcou dois golos e agora é o artilheiro da liga.

Esta semana tivemos de olhar com muita atenção para o GOAT-o-Meter. Cristiano Ronaldo bateu um recorde importante de golos, mas também falhou um penálti e não conseguiu um lugar no Campeonato do Mundo com Portugal.

Messi bateu um recorde de assistências igualmente significativo, foi fundamental numa vitória esmagadora e atirou a sua equipa para os play-offs da MLS. A agulha, portanto, oscila ligeiramente a favor de "La Pulga" esta semana.

GOAT-o-Meter
GOAT-o-MeterFlashscore / ČTK/imago sportfotodienst/PRIME SPORTS IMAGES/FILIPE OLIVEIRA & Sipa USA/ddp USA/Profimedia

Reconciliações, exemplos a seguir e uma "Taça Messi"

Fora de campo, os dois astros também fizeram manchetes. Para Lionel Messi, foi uma semana de reconciliação e novos projetos. Anunciou a criação da "Messi Cup", um prestigiado torneio de sub-16 com clubes de topo como o Barcelona e o Manchester City, que terá lugar em Miami, em dezembro.

Mais importante ainda: a antiga rixa com o ex-presidente do Barça, Joan Laporta, foi resolvida.

"Não guardo rancor. Não vivemos com rancores", anunciou Laporta, abrindo caminho para um futuro conciliador. Em tom menos positivo, Messi está envolvido num litígio judicial sobre uma vivenda de luxo em Ibiza, que terá sido construída, em parte, ilegalmente numa reserva natural.

Para Cristiano Ronaldo, o foco foi a sua função de modelo e a sua família. A estrela Kylian Mbappé revelou numa entrevista que fala regularmente com CR7 e que este lhe dá conselhos.

"Ele sempre foi um modelo para mim... Ele é o número um, a maior referência no Real Madrid", disse o francês.

Entretanto, a sua noiva Georgina Rodríguez deu azo a especulações de gravidez com uma aparição na Semana da Moda de Paris. Nas redes sociais, os fãs ficaram intrigados sobre se a roupa radiante com o blazer branco escondia notícias sobre o bebé.

Eliminatórias para o Mundial, play-offs e o fim que se aproxima?

A emoção continua: Cristiano Ronaldo está de regresso ao Al Nassr, antes de voltar à Seleção Nacional em novembro (dia 13 contra a Irlanda, dia 16 contra a Arménia): um ponto nos dois jogos é suficiente para se qualificar diretamente para o Campeonato do Mundo de 2026. Se o conseguir, CR7 tornar-se-á o primeiro jogador a participar num Campeonato do Mundo pela sexta vez. Um marco histórico que provavelmente partilhará com Lionel Messi.

O foco de Lionel Messi está inicialmente no final da temporada na MLS. Está a lutar por um bom lugar no play-off com o Inter Miami, e ganhar o título para se despedir dos seus companheiros Sergio Busquets e Jordi Alba (que se vão retirar após a época) seria um final de conto de fadas.

Os rumores sobre o fim da carreira de Messi também são cada vez mais fortes: o seu contrato com o Inter Miami termina daqui a menos de 100 dias. Antes disso, no entanto, a Argentina tem jogos em novembro, inclusivé contra Angola. Os preparativos para a defesa do título do Campeonato do Mundo de 2026 estão em curso.