Recorde as incidências da partida
Lionel Messi fez duas assistências e ainda participou na construção de outro golo, desencadeando uma celebração efusiva perante uma multidão entusiasta no Chase Stadium, em Fort Lauderdale.
"Este é o momento que esperei durante muito tempo, e que nós, como equipa, também aguardámos", afirmou Messi, eleito o Jogador Mais Valioso da MLS Cup, após o encontro.
O Inter Miami adiantou-se no marcador graças a um autogolo madrugador de Edier Ocampo, mas ficou atordoado com o empate de Ali Ahmed na segunda parte, para o Vancouver.
Mas Messi voltou a ser decisivo ao assistir o seu compatriota Rodrigo De Paul, colocando o Miami em vantagem por 2-1, antes de servir Tadeo Allende para o golo nos descontos, que selou o triunfo.
O primeiro troféu da Major League Soccer para o Inter Miami foi uma consagração brilhante para o co-proprietário David Beckham, antigo astro de Inglaterra e do Manchester United, que há muito sonhava em trazer sucesso para Miami.
"Foram muitas noites sem dormir, mas nunca deixei de acreditar", disse Beckham após o jogo.
"Sempre acreditei que trazer a equipa para cá era possível, e quando encontrei os parceiros certos, soube que tudo podia acontecer. Prometemos sempre aos nossos adeptos que iríamos trazer sucesso e os melhores jogadores, e hoje cumprimos essa promessa", acrescentou o antigo internacional inglês.
O Vancouver – liderado pela lenda alemã Thomas Mueller – parecia mais próximo da vitória depois de recuperar do autogolo de Ocampo aos oito minutos, igualando por Ali Ahmed aos 60 minutos.
Os Whitecaps quase passaram para a frente logo após o empate, quando o remate de Emmanuel Sabbi bateu nos dois postes aos 62 minutos, com o Inter Miami a escapar ileso.
Mas, com os Whitecaps a dominar por completo, os canadianos ficaram surpreendidos quando o Inter Miami voltou a liderar após um erro do médio Andres Cubas.
Cubas demorou demasiado tempo a decidir e acabou desarmado por Lionel Messi, que avançou e serviu De Paul para finalizar com precisão.
O Vancouver nunca conseguiu recuperar desse duro golpe e o Miami iniciou a festa nos descontos, quando Messi assistiu Allende para o terceiro golo, fixando o resultado em 3-1.
O treinador dos Whitecaps, Jesper Sorensen, afirmou que a sua equipa nunca conseguiu reagir depois de ficar em desvantagem com o golo de De Paul, contra a corrente do jogo.
"Cometemos alguns erros e eles souberam aproveitar", disse Sorensen.
"Cometemos um erro – a bola sobrou para Messi e ele fez o passe para Rodrigo. Um jogo decide-se em poucos momentos, e quando se joga contra o Miami, eles têm jogadores capazes de aproveitar essas oportunidades", acrescentou.
Esta vitória representa o maior feito do Inter Miami desde que o clube – que entrou na Liga como equipa de expansão em 2020 – conseguiu convencer o vencedor do Mundial, Lionel Messi, a rumar a Miami em 2023.
O triunfo deste sábado também marcou o fim de uma era para duas figuras fundamentais na ascensão do Inter Miami ao topo da Major League Soccer, com os antigos colegas de Messi no Barcelona e internacionais espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets a despedirem-se do futebol profissional.
"Esse era um dos grandes objetivos – despedir-me de dois grandes amigos que agora iniciam uma nova etapa na reforma", disse Lionel Messi, vencedor de oito Bolas de Ouro, sobre a despedida triunfante de Alba e Busquets.
"Foi um momento muito especial para eles e para toda a equipa. Demos o melhor adeus possível a dois dos melhores jogadores da história do futebol", acrescentou o astro argentino.
