Messi vai fazer estreia no Inter Miami, mas provavelmente a partir do banco

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi vai fazer estreia no Inter Miami, mas provavelmente a partir do banco

Messi só começou a treinar a sério esta semana, depois de passar férias com a família
Messi só começou a treinar a sério esta semana, depois de passar férias com a famíliaAFP
Lionel Messi deve fazer sua estreia pelo Inter Miami contra o clube mexicano Cruz Azul esta sexta-feira, mas o sete vezes vencedor da Bola de Ouro pode ficar limitado a um papel no banco de suplentes.

O argentino chegou ao sul da Flórida na semana passada debaixo uma onda de entusiasmo e foi apresentado aos adeptos num evento especial realizado no domingo, no estádio.

Mas, desde o entusiasmo inicial, quando o dono do clube, Jorge Mas, o descreveu como "o camisola 10 da América" e prometeu que a transferência "mudaria o panorama do futebol" nos EUA, houve uma notável mudança de tom.

Messi só começou a treinar a sério esta semana, depois de ter passado férias com a família, e o jogo de abertura da nova Taça das Ligas - que junta as equipas da MLS e da Liga mexicana em formato de torneio - pode chegar demasiado cedo para o campeão do mundo poder atuar.

O coproprietário David Beckham disse na terça-feira que Messi vai fazer "alguma parte do jogo" e o treinador Gerardo "Tata" Martino, compatriota de Messi que até o orientou no Barcelona, sugeriu que ele poderia começar no banco.

Lionel Messi e Sergio Busquets durante um treino
Lionel Messi e Sergio Busquets durante um treinoAFP

Na conferência de imprensa antes do jogo, que foi transferida para o centro de artes cénicas da baixa de Fort Lauderdale devido ao enorme interesse dos meios de comunicação social, Martino disse que seria tomada uma decisão sobre a utilização de Messi após o treino de sexta-feira.

"É muito difícil para as pessoas não terem expetativas", disse Martino, "Mas pode demorar um pouco".

O médio espanhol Sergio Busquets, antigo companheiro de equipa de Messi nos dias de glória do Barcelona, não se sente ainda preparado para um jogo completo, naquela que será também a sua estreia.

"Preciso de tempo para me adaptar. Seria praticamente impossível para mim jogar 90 minutos amanhã (sexta-feira)", disse.

O facto de os adeptos terem pago cerca de 250 dólares por bilhetes para o que há muito tempo tem sido anunciado como a estreia de Messi significa que o argentino deve jogar alguns minutos.

O experiente treinador do Cruz Azul, o brasileiro Ricardo Ferretti, riu-se ao ser questionado se a sua equipa estava à espera de enfrentar Messi.

David Beckham, coproprietário do Inter Miami CF, e Lionel Messi, do Inter Miami CF
David Beckham, coproprietário do Inter Miami CF, e Lionel Messi, do Inter Miami CFAFP

"Se ele não jogasse... seria melhor. Mas eles também têm de pensar numa coisa, porque é que está aqui tanta gente? Por causa dele, não é?", disse o treinador de 69 anos.

Mas Ferretti, conhecido como "Tuca" durante toda a carreira como técnico no México, ficou um pouco irritado com o facto de o jogo entre as duas equipas estar ser visto apenas como a estreia de um jogador.

"Não vamos enfrentar um jogador sozinho. Ele não ganha ou perde sozinho. O futebol é um desporto de equipa. Há jogadores que se destacam e merecem destaque, concordo com isso", acrescentou.

"Há duas instituições aqui - o Cruz Azul é uma equipa histórica, um dos grandes nomes do futebol mexicano e o Inter Miami é uma equipa importante na MLS", acrescentou.

Os jogadores do Inter Miami, que não têm feito as manchetes nos últimos dias, tiveram uma semana estranha, com mais de 200 jornalistas a aparecerem para filmar a sessão de treinos na terça-feira.

Um grande companheiro de equipa

DeAndre Yedlin, jogador da seleção norte-americana que disputou a Premier League com o Tottenham e o Newcastle, disse que Messi se adaptou rapidamente ao balneároi.

"É um grande colega de equipa. Para o evento (de apresentação) que aconteceu no domingo, (o avançado Leonardo) Campana estava à procura de bilhetes e colocou a questão no chat do grupo, eu ainda nem sabia que o Messi estava no chat do grupo, mas ele apareceu logo e disse "de quantos precisas Leo?". Assim de repente, eles conheciam-se há dois ou três dias, mas mostrar essa generosidade é um primeiro grande exemplo de como ele é", afirmou.

Martino disse que Messi parece feliz nos treinos e notou que parece mais relaxado por ter finalmente vencido um Campeonato do Mundo com a Argentina.

"Leo está sem a enorme bagagem que tinha, e tirou-a há sete meses. Acho que estamos num grande momento", disse o treinador.

Busquets, a quem se juntou outro antigo colega de equipa do Barça, o defesa Jordi Alba, que assinou contrato com o clube na quinta-feira, disse que era ótimo estar reunido com Messi.

"Estou muito feliz por voltar a ter o Leo como colega de equipa, separámo-nos, mas o tempo dá-nos a oportunidade de voltar a estar juntos, ele é uma grande pessoa. Estamos ansiosos para jogar com o melhor jogador da história do futebol, estou muito feliz por tudo, espero que possamos levar o que fizemos agora para o Inter Miami", declarou.