Mais

MLS: Chegada de Son gera expetativa em Los Angeles

Adeptos aguardam por Son
Adeptos aguardam por SonPatrick T. Fallon / AFP

Embora ainda não seja oficial, a iminente contratação do astro sul-coreano Son Heung-min pelo Los Angeles FC animou um grupo de adeptos empolgados a se reunir no aeroporto na terça-feira para dar as boas-vindas ao jogador.

Son, que se despediu do Tottenham Hotspur no último fim de semana, vai assinar com a equipa da MLS numa transferência de cerca de 22 milhões de euros, um valor recorde para a Liga norte-americana, segundo adiantaram ESPN e The Athletic.

Após as notícias da imprensa, cerca de quarenta adeptos foram ao Aeroporto Internacional de Los Angeles na tarde de terça-feira em busca de um autógrafo ou de uma fotografia do seu ídolo, que não chegaram a ver após o seu desembarque.

O ex-capitão do Tottenham, de 33 anos, também foi despedido por adeptos algumas horas antes ao embarcar no seu voo em Incheon (Coreia do Sul).

"Son é imensamente importante para mim. Eu acordava às cinco ou seis da manhã para vê-lo jogar na Inglaterra", disse à AFP Jun Kwon, um adepto de 19 anos.

"Ele vai mudar as coisas aqui. O meu pai e eu, que não tínhamos qualquer interesse pela MLS, já estamos conquistados", afirmou o adepto, que vestia uma camisola dourada e preta do Los Angeles FC comprada e estampada naquela manhã com o nome do seu ídolo.

A cidade californiana, a segunda mais populosa dos Estados Unidos, é o lar da maior comunidade sul-coreana fora desse país. Segundo o Pew Research Center, são mais de 300.000 pessoas. Após a sua chegada nesta terça-feira a Los Angeles, Son apareceu à noite num camarote do BMO Stadium para assistir ao jogo entre LAFC e Tigres pela Taça das Ligas, o torneio conjunto entre a MLS e a liga mexicana.

Após o início do duelo, o LAFC convocou uma conferência de imprensa na tarde de quarta-feira para um anúncio "importante", sem mencionar explicitamente o astro sul-coreano.

Os números de Heung-min Son
Os números de Heung-min SonFlashscore

Em 10  anos de carreira no Tottenham, Son marcou 173 golos em 454 jogos e, em maio passado, conquistou o seu tão esperado primeiro título com os Spurs, a Liga Europa, após vencer o Manchester United na final.

No meio de notícias sobre o seu futuro, o extremo confirmou no fim de semana a sua intenção de deixar a Premier League durante uma conferência de imprensa realizada em Seul. Na mesma capital sul-coreana, disputou no domingo um último jogo amigável contra o Newcastle (1-1), no qual foi homenageado pelos seus já ex-companheiros.

Son projeta-se como uma das figuras de maior perfil atualmente na MLS, cuja atração absoluta continua sendo o astro argentino Lionel Messi (Inter Miami). No LAFC, ele assume o lugar do avançado francês Olivier Giroud, vendido em julho ao Lille, e partilharia o balneário com o guarda-redes francês Hugo Lloris, antigo companheiro de Tottenham.