Mais

MLS estuda possível mudança do calendário para alinhar com as ligas europeias

Don Garber, comissário da MLS, fala sobre possível mudança no calendário da liga
Don Garber, comissário da MLS, fala sobre possível mudança no calendário da ligaMIKE LAWRIE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A Major League Soccer está a ponderar uma revisão radical do calendário da liga para refletir uma época de outono a primavera ao estilo europeu. Uma medida revolucionária que romperia com quase 50 anos de tradição na América do Norte.

Ao falar antes da final do campeonato, o comissário da MLS, Don Garber, disse aos jornalistas que a liga estava a considerar uma mudança "revolucionária", mas advertiu que qualquer alteração deste tipo seria repleta de complicações.

Segundo informações recentes, a MLS está a estudar a possibilidade de mudar a época para o início de agosto, antes de fazer uma longa pausa a meio da época e depois retomar o jogo no início de fevereiro, com os play-offs em maio. A mudança permitiria que a MLS se alinhasse melhor com o calendário mundial e, ao mesmo tempo, daria aos play-offs maior visibilidade na imprensa americana.

Atualmente, o final da temporada da MLS luta pela atenção com o desporto mais visto da América do Norte - a NFL - bem como com a World Series do basebol e o início da campanha da NBA. A mudança para um calendário outono-primavera seria a primeira vez para o futebol profissional na América do Norte, que tem ocorrido principalmente nos meses de verão desde o lançamento da MLS e sua antecessora, a North American Soccer League.

Garber disse na sexta-feira que, embora a liga tenha estudado a possibilidade de uma mudança de calendário várias vezes no passado, as autoridades estavam agora a rever a questão com vigor renovado.

"Acho que poderíamos ser a única liga, ou uma das duas únicas ligas do mundo que trabalha com o nosso calendário", disse Garber: "Mas é complicado. Estamos trabalhando em três fusos horários, com vários fatores climáticos. Estamos a atravessar um continente, e fazer essas alterações é algo em que temos de ser muito, muito ponderadosPenso que estamos a considerar, mais do que nunca, esta oportunidade de mudar, mas não é algo de que estejamos prontos para falar agora".

Garber acrescentou que o calendário internacional cada vez mais lotado - com torneios que acontecem regularmente em junho, no meio da temporada da MLS - fez com que os dirigentes da MLS "se aprofundassem ainda mais do que no passado" na questão do calendário.

"Mas temos muito trabalho a fazer, e esse trabalho está em andamento", disse ele.

Fontes disseram à AFP que as discussões foram muito além da sede da MLS e incluíram consultas extensas com uma série de partes interessadas importantes na liga. Patrocinadores como a Adidas e o principal parceiro de transmissão, a Apple TV, foram incluídos nas discussões, enquanto houve mais de 20 reuniões com clubes e cerca de 15 especificamente com proprietários de clubes.

Alguns clubes da MLS queixaram-se de que o facto de a janela da MLS fechar no início de agosto dificultava a obtenção de acordos para os jogadores que preferiam esperar pelo fecho da janela europeia no final do mês.

A liga também está a considerar outras mudanças, como uma possível mudança para divisões ao estilo da NFL, em vez de simplesmente conferências orientais e ocidentais.

As opções de calendário, juntamente com possíveis ajustes nas regras de plantel e salários, devem estar na pauta da reunião de quinta-feira do conselho de governadores da MLS.

Entretanto, Garber disse que a MLS fará uma pausa não especificada no próximo ano, durante o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, que se realiza nos Estados Unidos, e encerrará completamente durante o Campeonato do Mundo alargado a 48 equipas na América do Norte, em 2026.


Menções