Mais

MLS: LA Galaxy quer chegar à primeira final depois de uma década maldita

Riqui Puig conduz a bola.
Riqui Puig conduz a bola.RONALD MARTÍNEZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os Los Angeles Galaxy, a equipa mais vitoriosa da MLS, podem acabar com o registo de uma década sem chegar à final se vencer os Seattle Sounders no sábado, uma equipa que tem um lugar no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA do próximo ano.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Os Galaxy, liderados pelo espanhol Riqui Puig e pelo brasileiro Gabriel Pec, recebe o Sounders, do mexicano Obed Vargas e do peruano Raul Ruidiaz, na final da Conferência Oeste, que será disputada em jogo único.

Também no sábado, a final da Conferência Este será disputada pelos Orlando City , treinado pelo colombiano Óscar Pareja e liderado pelo ala uruguaio Facundo Torres, contra o New York Red Bulls, uma equipa que conta com outro charrúa, Felipe Carballo.

A MLS encaminha-se para a final no dia 7 de dezembro, num playoff que começou com o terremoto da eliminação na primeira fase do Inter Miami de Lionel Messi e Luis Suárez, favoritos indiscutíveis ao título. A representação latino-americana, no entanto, continua abundante e decisiva. Prova disso é a explosão do brasileiro Gabriel Pec.

O ala, eleito o melhor jogador do ano da liga, tem sido um dos pilares do renascimento do Galaxy, que num ano passou de fora dos playoffs a principal favorito ao título.

Os Galaxy venceram os três jogos a eliminar com grandes vitórias. A última vítima foi o Minnesota United, que levou uma goleada de 6-2 no Dignity Health Sports Park com um bis de Pec, um deles um golaço. O ex-jogador do Vasco da Gama acrescenta vigor e poder de fogo ao futebol atraente apresentado por Riqui Puig, que revelou todo o talento que tinha quando saiu da La Masia, a famosa academia de futebol de Barcelona.

"Estou numa equipa que me ama e me valoriza, e isso pode ser visto em campo", disse o médio após mais uma aula magistral contra o Minnesota.

Um Seattle rejuvenescido

Para a franquia de Los Angeles, esta será a sua primeira final de conferência desde 2014, quando conquistou o quinto título da MLS e encerrou uma era de ouro que brilhou com jogadores como David Beckham, Robbie Keane e Landon Donovan.

Foi o início de um declínio em que os Galaxy, apesar de terem recrutado jogadores como Zlatan Ibrahimovic e Javier "Chicharito" Hernandez, fizeram apenas três aparições nos playoffs desde 2017. Um dos clubes que lhes tirou o bastão foi precisamente os Sounders, campeões em 2016 e 2019 e finalistas em 2017 e 2020.

Os últimos precedentes.
Os últimos precedentes.Flashscore

Ruidíaz e o resto do núcleo desse plantel também triunfaram na Liga dos Campeões da CONCACAF de 2022, ganhando um bilhete para o Campeonato do Mundo de Clubes.

Seattle iniciou agora um renascimento com jovens promissores como Obed Vargas e o argentino Pedro de la Vega, mas sem perder a competitividade, como demonstrou a vitória de regresso sobre o Los Angeles FC nas meias-finais da conferência.

Orlando-Red Bulls

Com o Inter e o atual campeão Columbus Crew a serem eliminados na primeira ronda, os finalistas do Este irão emergir de um confronto inesperado entre o quarto e o sétimo classificados Orlando City e o NY Red Bulls.

Sob a orientação de Pareja desde 2020, Orlando conseguiu chegar aos play-offs graças ao sucesso do guarda-redes peruano Pedro Gallese e a um dos ataques mais talentosos da liga, numa associação entre Facundo Torres e o argentino Ramiro Enrique.

O filho de Héctor Enrique, campeão do mundo com a Argentina no México 1986, foi o responsável por levar Orlando à primeira final de conferência nos seuse dez anos de história, marcando o golo da vitória contra o Atlanta United.

O adversário será o Red Bulls, uma das franquias fundadoras da MLS em 1996 e que nunca conquistou o título. Na sua enésima tentativa, os Red Bulls já eliminaram o Columbus e o vizinho New York City FC com golos importantes do uruguaio Felipe Carballo, que chegou a meio da época vindo do Grémio.