Mais

MLS: Messi ganha Bota de Ouro com um hat-trick em Nashville (2-5)

Messi celebra um dos seus golos
Messi celebra um dos seus golosJOHNNIE IZQUIERDO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O Inter Miami fechou a temporada regular da MLS com uma goleada por 2-5 frente ao Nashville SC e um hat-trick de Lionel Messi, que praticamente garantiu a sua primeira Bota de Ouro da liga norte-americana.

Recorde as incidências da partida

Com 65 pontos, a equipa da Florida concluiu a fase regular na 3.ª posição da Conferência Este e terá o mesmo Nashville como adversário na primeira ronda dos play-offs a partir de 24 de outubro.

As notas do jogo
As notas do jogoFlashscore

Esta madrugada, o 10 aqueceu os motores com dois golos de extraordinária execução e outro de grande penalidade para assaltar o Geodis Park, em Nashville (Tennessee).

O capitão albiceleste fechou a época com um registo impressionante de 29 golos em 28 jogos, uma marca que dificilmente será alcançada no resto dos jogos da última jornada.

Com 24 golos seguem-no o inglês Sam Surridge, que marcou um golo pelo Nashville, e o gabonês Denis Bouanga, que jogava à noite pelos Los Angeles F.C. frente ao Colorado Rapids.

Messi somará este reconhecimento a um palmarés incomparável, que inclui um recorde de oito Bolas de Ouro.

O argentino é, além disso, o principal favorito a revalidar o prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da época, um galardão que nenhum futebolista conquistou dois anos seguidos.

"O que vou dizer do Leo? Hoje esteve excecional como normalmente costuma estar", reconheceu o seu treinador, Javier Mascherano. "Seguramente lhe atribuirão o prémio de jogador mais valioso pelo que demonstrou", indicou.

"Obviamente é o melhor que já jogou este desporto. Continua a demonstrá-lo e estou muito contente por ele porque ajudou-nos a vencer o jogo", afirmou o Jefecito.

O grande desafio de Leo Messi, no entanto, é guiar o Inter  Miami até ao primeiro título da MLS da sua história, começando pelo duelo frente ao Nashville na ronda inaugural, que se disputa à melhor de três jogos.

Em 2024, o Inter foi eliminado nessa primeira fase frente ao Atlanta United.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Liderança em jogo no Oeste

O Inter viajou a Nashville em busca de um triunfo com o qual pudesse desalojar o F.C. Cincinnati do segundo lugar do Este, que manteve essa posição ao bater por 3-0 o Montreal.

Os anfitriões, especialmente Surridge, desperdiçaram claras oportunidades de golo na primeira meia hora de jogo e Messi fez com que pagassem caro numa ação individual excecional.

A Pulga dominou com o peito no ar um passe de Jordi Alba, livrou-se de um primeiro defesa com um controlo orientado, de um segundo com um drible e desferiu um remate letal de pé esquerdo de fora da área.

A equipa da casa encontrou a pontaria antes do intervalo e passou para a frente com um cabeceamento na pequena área do já referido S. Surridge e um contra-ataque finalizado pelo canadiano Jacob Shaffelburg aos 45+6'.

O Inter digeriu o golpe ao intervalo e na segunda parte deu a volta em apenas quatro minutos, começando pelo golo de grande penalidade do ex-Barça, assinalado por mão do hondurenho Andy Nájar.

O também argentino Baltasar Rodríguez aumentou a vantagem para o conjunto de Miami ao rematar uma bola solta na área após remate de Luis Suárez.

Leo Messi completou o seu hat-trick com mais um golo de antologia, em que assistiu Ian Fray na área e, depois de o jamaicano lhe devolver a bola de costas, colocou-a no ângulo oposto.

O argentino podia ter chegado ao póquer pessoal num frente a frente com o guarda-redes Joe Willis, mas preferiu oferecer a bola ao venezuelano Telasco Segovia para que completasse a manita aos 90+1.