O novo formato terá início com uma campanha de transição mais curta, de fevereiro a maio de 2027, composta por uma fase regular de 14 jogos, playoffs e final da MLS Cup.
A primeira temporada completa sob o novo calendário decorrerá de meados a finais de julho de 2027 até ao final de maio de 2028, com uma pausa de inverno de meados de dezembro até ao início de fevereiro, sem jogos da Liga em janeiro.
O comissário Don Garber classificou a mudança como "uma das decisões mais importantes da nossa história", afirmando que o alinhamento com os calendários globais irá aumentar a competitividade dos clubes, dinamizar o mercado de transferências e garantir que os playoffs "ocupem o centro das atenções sem interrupções".
A alteração do calendário e a nova estrutura da fase regular foram aprovadas esta quinta-feira numa reunião do Conselho de Governadores da MLS em Palm Beach, Flórida.
A MLS referiu que continua a trabalhar com a Associação de Jogadores da MLS num plano de transição e irá continuar a analisar possíveis ajustes ao formato dos playoffs.
Com o novo calendário, a MLS prevê que a maioria dos jogos se mantenha dentro da mesma janela climatérica que atualmente, e indicou que pretende limitar as datas de jogos em casa nos mercados do norte durante dezembro e fevereiro. A Liga estima que 91% dos encontros em 2027–28 decorrerão dentro do período habitual da temporada atual.
"Um grande avanço"
A MLS enquadrou a mudança em quatro objetivos estratégicos: calendarizar as transferências para a janela principal de verão; permitir que as contratações de verão se adaptem antes do início da Liga e dos playoffs; reduzir os conflitos com datas internacionais da FIFA e torneios de verão; e colocar os playoffs em maio, quando o calendário desportivo nacional está menos preenchido e o clima é mais ameno.
Antes de aprovar a alteração, a MLS realizou uma análise de dois anos que começou em outubro de 2023 e incluiu contributos de proprietários, dirigentes de clubes, jogadores, sindicato dos jogadores, parceiros e adeptos.
A Liga afirmou que os estudos revelaram forte apoio à mudança, com 92% dos "espectadores de futebol da Liga" a favor.
A temporada atual evidencia as razões pelas quais a MLS pretende implementar esta alteração.
Os playoffs da Liga estão atualmente a decorrer e a disputar atenções com a temporada da NFL e o futebol universitário dos EUA. Por outro lado, a maior contratação deste ano - Son Heung-min - teve de se juntar ao Los Angeles FC a meio da temporada, depois de sair do Tottenham Hotspur no início do ano.
Figuras de destaque do futebol norte-americano apoiaram a mudança.
"Este é um grande avanço para a MLS, que passa a estar ao nível das melhores ligas do mundo", afirmou o selecionador dos Estados Unidos, Mauricio Pochettino.
"Tendo treinado equipas de clubes e agora a Seleção dos EUA, a possibilidade de alinhar com o calendário internacional terá um impacto muito positivo para jogadores, treinadores e clubes", acrescentou.
O treinador do Chicago Fire, Gregg Berhalter, afirmou que a mudança "ajuda a posicionar a MLS ao nível das melhores", enquanto o antigo capitão dos EUA, Clint Dempsey, disse que partilhar o calendário com outras ligas deixará os jogadores "mais preparados" para representar a seleção nacional.
