Mais

Mundial de Clubes vai dividir espaço com MLS e Gold Cup nos Estados Unidos

Competição da FIFA não será a única em disputa nos Estados Unidos nos próximos dias
Competição da FIFA não será a única em disputa nos Estados Unidos nos próximos diasFABIO TEIXEIRA/ANADOLU/Anadolu via AFP
Os Estados Unidos terão um agitado verão de futebol com o Mundial de Clubes da FIFA 2025. Mas este não será o único torneio em disputa nos relvados norte-americanos nos próximos dias. Isto porque a MLS, mesmo com a presença de três equipas no torneio mundial — Inter Miami, Seattle Sounders e Los Angeles FC —, não vai parar. Além disso, o país receberá no mesmo período a Gold Cup, da CONCACAF.

Ao contrário de grande parte do mundo, a MLS não suspende as suas partidas durante as Datas FIFA. A competição já possui um calendário pré-programado, com um período determinado para encerramento das suas atividades. 

Desta forma, Inter Miami, Seattle Sounders e Los Angeles FC terão os seus jogos reagendados para depois da disputa do Mundial de Clubes da FIFA, enquanto os demais clubes da competição nacional continuarão a jogar por toda a América.

No mesmo dia que Messi, Suárez e companhia entrarão em campo contra o Al-Ahly, do Egito, para o pontapé de saída do torneio mundial, no Hard Rock Stadium, em Miami, outros oito jogos da temporada regular da MLS acontecerão em 14 de junho. 

Um dia antes, na sexta-feira, o Los Angeles FC ainda jogará para o campeonato nacional contra o Toronto FC, no BMO Stadium, antes de voltar todas as suas atenções para o Mundial de Clubes.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________

Uma Gold Cup pelo caminho

Mas a MLS não será o único torneio paralelo ao Mundial de Clubes da FIFA nos Estados Unidos. A Gold Cup da CONCACAF terá início exatamente no dia 14 de junho e vai estender-se até ao dia 6 de julho.

Dezesseis seleções da região disputam a competição, que possui ainda uma sede em Vancouver, no Canadá. Toda a logística do torneio foi montada para evitar conflitos com os estádios e cidades designadas pela FIFA para o Mundial de Clubes. 

Então, além dos oito jogos da MLS no dia da abertura do Mundial, o México, atual campeão da Gold Cup da CONCACAF, fará a sua estreia no torneio contra a República Dominicana, às 03:15, no SoFi Stadium, em Los Angeles, na Califórnia. 

A expectativa é de uma Gold Cup bastante esvaziada e imprevisível. Os Estados Unidos, por exemplo, não competirão com a sua equipa principal A. Era esperada a liderança de Pulisic, que não disputará o Mundial de Clubes da FIFA. Mas o jogador do AC Milan pediu dispensa da seleção nacional para ter um período de descanso.