O italiano de 48 anos, que assumiu o clube em novembro de 2021, conquistou três títulos consecutivos do campeonato canadiano.
"Estamos incrivelmente gratos a Vanni", disse o diretor desportivo dos Whitecaps, Axel Schuster."Vanni deu tudo de si a este clube e a esta cidade. Ele abraçou tudo com paixão e teve um enorme sucesso ao longo do caminho".
"Levei o meu tempo com esta decisão e não foi tomada de ânimo leve. Demos passos importantes todos os anos e agora é a altura certa para outra pessoa liderar este grupo em campo com uma energia nova e fresca", acrescentou.
Schuster disse ainda que o clube já iniciou a procura por um sucessor.
Os Whitecaps ficaram em oitavo lugar na Conferência Oeste esta época, com 13-13-8, e venceram Portland num jogo de wildcard antes de caírem frente aos Los Angeles FC na primeira ronda dos play-offs da MLS.
"Foi uma honra absoluta ser o treinador principal do Vancouver Whitecaps. Também recordarei sempre com carinho os êxitos em campo, mas o que mais prezo são as memórias da minha relação com os adeptos, os jogadores, a equipa e a comunidade", disse Sartini.