Mais

Son chega a Los Angeles como uma das maiores contratações da MLS

Son foi para a MLS
Son foi para a MLSFrederic J. Brown / AFP

O avançado sul-coreano Son Heung-min foi apresentado nesta quarta-feira como a nova estrela do Los Angeles FC, numa das operações de maior impacto da MLS nos últimos anos.

A franquia norte-americana não revelou o valor que pagará pelo ex-capitão do Tottenham, uma das figuras da Premier League na última década, mas a transferência poderá estabelecer um novo recorde na Liga norte-americana de futebol.

De acordo com meios de comunicação norte-americanos, a operação ficaria em torno de 26 milhões de dólares (22,3 milhões de euros), superando os 22 milhões (18,9 milhões de euros) que o Atlanta United pagou este ano pelo marfinense Emmanuel Latte Lath.

Son, de 33 anos, assinou com o Los Angeles FC (LAFC) até o final da temporada 2027, com opção para prolongar o contrato até 2029. "Estou aqui para ganhar", destacou o jogador ao ser apresentado no BMO Stadium.

A operação foi concretizada um dia após a chegada de Son a Los Angeles, que esteve no seu novo estádio na noite de terça-feira para assistir à vitória do LAFC por 2-1 frente ao Tigres do México na Taça das Ligas.

"A partida foi incrível, os adeptos não pararam de cantar. Eu só queria correr para o relvado para mostrar do que sou capaz", recordou com um sorriso.

O evento contou com a presença da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, como sinal do impacto que pode significar a chegada do popular atacante, especialmente para a enorme comunidade sul-coreana da cidade californiana.

"Este é um dia emocionante para a cidade. E em nome de milhões de angelinos e fãs de futebol de todo o mundo, Sonny, bem-vindo a Los Angeles", disse a política democrata num evento que reuniu outros convidados especiais, jornalistas e adeptos da equipa.

Objetivo Mundial-2026

Autor de 173 golos em 454 partidas numa década com os Spurs, Son é uma das figuras de maior renome da MLS, cuja atração absoluta continua sendo o astro argentino Lionel Messi.

A Liga norte-americana também recebeu em julho o argentino Rodrigo De Paul, que se juntou ao Inter Miami de Messi, e nesta quarta-feira o Vancouver Whitecaps anunciou a contratação do veterano alemão Thomas Müller.

O esforço financeiro para recrutar Son ratifica a ambição do LAFC de se manter como referência da MLS, após conquistar seu primeiro título em 2022 e chegar à final um ano depois. A jovem franquia angelina, que tem entre seus acionistas a lenda do basquete Earvin "Magic" Johnson e o ator Will Ferrell, contou nos últimos anos com jogadores como o mexicano Carlos Vela, o galês Gareth Bale e o italiano Giorgio Chiellini.

A última grande aposta, no entanto, não deu certo. O avançado Olivier Giroud,campeão mundial com a França em 2018, deixou Los Angeles em julho após um ano em que não conquistou a titularidade.

O também francês Hugo Lloris está consolidado na baliza e ajudará na rápida adaptação de Son, com quem jogou oito temporadas no Tottenham e foi finalista da Liga dos Campeões da Europa de 2019.

A equipa angelina está muito necessitada de uma dececionante participação no Mundial de Clubes, em que foi eliminada na primeira jornada. Na MLS, ocupa a sexta posição na Conferência Oeste, faltando 12 jornadas para o início dos play-offs em outubro.

Pela sua seleção, Son disputou os Mundiais de 2014, 2018 e 2022 e aspira a uma quarta presença na edição que será sediada pelos Estados Unidos no próximo ano, junto com os vizinhos México e Canadá, para a qual a Coreia do Sul já está classificada.

Golpe de marketing

Além do reforço desportivo, a chegada de Son também pode representar um enorme impulso comercial para a equipa californiana. Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, é lar da maior comunidade sul-coreana fora daquele país, que supera as 300.000 pessoas, segundo o Pew Research Center.

Na terça-feira, um grupo de entusiasmados adeptos já se reuniu no aeroporto angelino para receber o seu ídolo.

"Son é imensamente importante para mim. Eu acordava às cinco ou seis da manhã para vê-lo jogar na Inglaterra", disse à AFP Jun Kwon, um adepto de 19 anos.

"Ele vai mudar as coisas aqui. O meu pai e eu, que não tínhamos nenhum interesse pela MLS, já estamos conquistados", afirmou o adepto, que vestia uma camisola dourada e preta do LAFC comprada e estampada naquela mesma manhã com o nome do jogador.

Um dos melhores jogadores da história do Tottenham, Son encerrou sua etapa em Londres com a conquista em maio do seu tão desejado primeiro título com os Spurs, a Liga Europa. O extremo, que herdou a braçadeira de capitão em 2023, vinha perdendo protagonismo nos Spurs desde a temporada passada, chegando inclusive a começar partidas como suplente.

Os números de Son
Os números de SonFlashscore