Mais

Thomas Müller elogia a MLS: "Cada vez mais em foco"

Müller mudou-se para o Vancouver Whitecaps
Müller mudou-se para o Vancouver WhitecapsFRANK HOERMANN/SVEN SIMON / SVEN SIMON / dpa Picture-Alliance via AFP

Thomas Müller está ansioso pelo novo capítulo da sua carreira. A estrela alemã de 35 anos prossegue a sua carreira com o Vancouver Whitecaps, da MLS.

Thomas Müller sentou-se em frente à câmara com uma camisola azul e branca, que não lhe era familiar, e sorriu maliciosamente enquanto promovia a sua aguardada estreia pelos Vancouver Whitecaps.

"O meu primeiro jogo será a 17 de agosto - na Alemanha, a 18 de agosto, às 3:00 da manhã. Por isso, preparem o despertador e estejam lá", disse o jogador de 35 anos.

Estreia na MLS contra o Houston

Müller vai começar a sua "aventura" no Canadá na próxima semana. O ícone do Bayern deve chegar à metrópole de 2,6 milhões de habitantes, entre o Oceano Pacífico e as Montanhas da Costa, na quarta-feira.

A apresentação oficial e o primeiro treino do campeão do mundo de 2014 estão agendados para o dia seguinte, antes de Müller começar a trabalhar pela primeira vez na Major League Soccer (MLS) contra os Houston Dynamos, em casa, no BC Place Stadium.

E Müller - o maior colecionador de títulos do futebol alemão, ao lado de Toni Kroos - deixou claro que não quer que a sua impressionante carreira termine assim.

Thomas Müller trocou Bayern pela MLS
Thomas Müller trocou Bayern pela MLSČTK / DPA / Sven Hoppe

Conquistar o título é o objetivo declarado

O treinador dinamarquês Jesper Sörensen e o diretor desportivo alemão Axel Schuster "mostraram-lhe onde ele quer ir nos próximos um ou dois anos". É "claramente no sentido de ganhar títulos. Estou ansioso por ganhar títulos. Este ano pode ser algo especial".

Müller sublinhou: "Os Whitecaps ganharam o seu último grande título em 1979 e estão agora a fazer uma boa campanha na tabela. A equipa é muito ambiciosa".

É também o intérprete de sala: para estar em forma, ele está a treinar com o Bayern há dias.

Segundo Müller, o facto de Vancouver ser "uma das cidades mais bonitas do mundo" faz parte do "pacote global especial". Há "praias, as montanhas. A cidade e as infra-estruturas são modernas".

Todas as pessoas com quem falou, incluindo o seu antigo companheiro de equipa Alphonso Davies, "estavam entusiasmadas. É por isso que não havia pontos de interrogação".

Mas, como Müller enfatizou repetidamente quando o acordo se tornou público na quarta-feira: "O foco principal é o futebol. As outras coisas são vividas dia após dia".

No mesmo fôlego de Messi

Mas uma coisa já está clara: As expectativas nos Whitecaps, atualmente em segundo lugar na Conferência Oeste da MLS, são enormes. "Thomas é um jogador de classe mundial", disse Schuster, descrevendo a sua nova estrela como "o melhor intérprete do espaço". Müller é "um líder nato".

O antigo selecionador nacional Jürgen Klinsmann já tinha sublinhado, há algumas semanas, a importância de uma transferência de Müller para a MLS.

"Toda a América ficaria encantada, seria uma coisa enorme para a MLS", disse Klinsmann ao SID. Depois de 17 anos como profissional e 756 jogos competitivos no Bayern, Müller seria "a força motriz da liga" ao lado do astro Lionel Messi.

Thomas Müller em treino no Bayern Munique
Thomas Müller em treino no Bayern MuniqueČTK / imago sportfotodienst / Mladen Lackovic

Segundo Müller, é uma liga que "continua a desenvolver-se. Está a ficar cada vez mais em foco". Especialmente porque o Campeonato do Mundo terá lugar nos EUA, Canadá e México no próximo ano.

O único problema seria a camisola branca e azul dos Whitecaps. Como "Red", é claro que ele não está habituado a isso, disse Müller, acrescentando com um sorriso: "Mas eu ainda me dou muito bem com isso porque a bandeira da Baviera também inclui branco e azul. Por isso, não há problemas de adaptação".