Mais

Plano de continuidade do Bordéus será examinado no final de maio

Os Girondinos disputaram a Taça de França no final de dezembro
Os Girondinos disputaram a Taça de França no final de dezembroROMAIN PERROCHEAU/AFP
Na terça-feira, o Tribunal de Comércio de Bordéus aprovou a continuação da atividade do Girondins, que foi despromovido para o quarto escalão francês esta época e colocado em administração judicial, até à análise do plano de continuidade, incluindo o reembolso dos credores, prevista para 27 de maio.

Numa audiência de acompanhamento, na tarde desta terça-feira, o hexacampeão francês explicou que estava a trabalhar para reduzir a sua pesada dívida.

"Vamos ter de pegar no nosso bastão de peregrino e fazer circular (este plano de continuação) por todos os credores, para que estes possam votar e depois adotar o plano a 27 de maio", explicou Laurent Cotret, advogado do clube. Entretanto, os dirigentes do Girondins tencionam reunir-se com os credores "e convencê-los dos méritos do nosso plano, que estamos a modular com cláusulas de melhor sorte".

Depois de ter atingido 118 milhões de euros no verão passado, de acordo com o tribunal, "o passivo foi consideravelmente reduzido ao longo das semanas", explicou Cotret. "Estamos agora a falar de cerca de cinquenta milhões de euros, ou seja, metade desse valor".

No final desta época, cujo financiamento está assegurado, segundo Cotret, o proprietário Gérard Lopez, também proprietário do Boavista, que continua à procura de parceiros ou investidores, comprometeu-se a investir "vários milhões de euros" no clube, quer este jogue na Nacional 2 (quarto escalão) ou na Nacional (terceiro escalão), caso seja promovido.

Numa entrevista ao Sud Ouest no início de março, o empresário hispano-luxemburguês disse estar preparado para reinjetar cerca de 10 milhões de euros este verão para financiar o plano de continuação. Sob a sua gestão desde 2021, o Girondins foi relegado para a Ligue 2 e depois colocado sob a proteção do Tribunal de Comércio no verão passado, abandonando o seu estatuto profissional e o seu centro de formação.

Esta atualização do Tribunal Comercial surge pouco menos de um mês depois de o antigo guarda-redes internacional alemão Oliver Kahn ter ido a Bordéus interessado numa possível aquisição do clube. A sua proposta foi descrita como "séria" por vários representantes eleitos, mas Gérard Lopez disse não ter recebido qualquer "oferta firme" da antiga estrela do Bayern de Munique.

A oito jornadas do fim da época, o Bordéus, que sofreu a quarta derrota consecutiva em Avranches no fim de semana passado (2-3), ocupa o segundo lugar da N2, a seis pontos do líder Saint-Malo, que recebe a 12 de abril.